Covid-19: Fortaleza já realizou mais de 52 mil testes

01/06/2020 - Ana Clara Cabral

A testagem em massa auxilia as autoridades na elaboração de estratégias para o enfrentamento à pandemia.

Fortaleza registra nesta manhã mais de 52 mil testes de Covid-19 realizados, uma média de 455,29 na última semana. O número revela 25.185 resultados positivos e 24.005 negativos, além de 3.282 ainda em análise. São quatro tipos de testagens diferentes sendo realizadas. Confira:

RT – PCR
35.452 testes deste tipo já foram feitos. É um método de análise clínica traduzido do inglês para “transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase”. É usada enzima transcriptase reversa para transformar o RNA do vírus em DNA complementar, e depois, observar se há sinais dos vírus nas amostras.

Teste Rápido
14.657 já realizados. De acordo com a Anvisa, exames detectam anticorpos produzidos pelo organismo do paciente e devem ser realizados, preferencialmente, a partir de 10 dias após o início dos sintomas.

Quimioluminescência
2.565 testes feitos. São realizados através de reações químicas que emitem luz se estiverem em contato com agentes quimioluminescentes. Também detecta a presença de anticorpos.

ELISA
105 testes. É um ensaio imunoenzimático utilizado para a detecção e quantificação de antígenos e anticorpos.

Investimento na Saúde

A capital recebeu parte do investimento do Governo do Ceará, que adquiriu 200 mil testes rápidos e distribuiu aos municípios. Só nesse final de semana, o estado registrou mais de 20 mil novos resultados, sendo 37,2% positivos – equivalente a 7.688 novos casos confirmados. De acordo com o IBGE, o Ceará é o estado que mais realiza testes no Brasil.

Nesta testagem em massa, 1.434 dos casos confirmados foram confirmados em Fortaleza e 6.254 nas outras cidades, destacando Sobral, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Itarema, Quixadá, Itapipoca, Acaraú, Redenção e Morada Nova. Sobre o aumento de pessoas infectadas no interior do estado, o governador Camilo Santana demonstrou preocupação, decretando isolamento social rígido até 7 de junho em Camocim, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Itarema, Acaraú e Sobral.

Já são mais de 118 mil testes rápidos em todo o Ceará. De acordo com o Governo do Estado, também está sendo feita a ampliação da capacidade de testagem de RT-PCR, através da contratação de laboratórios privados pelo edital de chamamento público, que resultará em mais 500 exames por dia para a população cearense. “A orientação é continuar testando cada vez mais, para reforçar as estratégias de enfrentamento ao coronavírus”, afirmou a Secretaria de Saúde.

O IntegraSUS, plataforma de transparência da Saúde do Ceará, dispõe de todos os dados para a avaliação diária da pandemia no estado. Por meio dela, além de observar o número de testes já realizados, pode-se acompanhar a quantidade de casos positivos e negativos, o número de leitos disponíveis nos hospitais e óbitos que já ocorreram no Estado.

Foto: Divulgação/Governo do Estado