HGF disponibiliza Centro de Triagem para atendimento emergencial

29/05/2020 - Rochelle Nogueira

Com o funcionamento diário das 7 às 19 horas, O espaço é destinado aos pacientes que necessitam de atendimento de urgência.

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da rede pública do Governo do Estado, iniciou o funcionamento de um Centro de Triagem. O espaço é destinado aos pacientes que necessitam de atendimento de urgência com o funcionamento diário das 7 às 19 horas. Localizado ao lado do hospital de campanha, o Centro foi criado para unificar o fluxo inicial de atendimento. No período da noite, o Hospital mantêm o fluxo normal de atendimento na emergência.

 “O novo serviço é direcionado aos pacientes que já procuravam nossa emergência com sintomas neurológicos, problemas renais, entre outros, e também com sintomas respiratórios. Ou seja, quem deve nos procurar são os pacientes que estejam realmente necessitando de atendimento emergencial”, explica o chefe da emergência do HGF, Khalil Feitosa.

A equipe será composta por dois profissionais de enfermagem, dois médicos e recepcionista. Os pacientes farão a triagem inicial e, em seguida, serão encaminhados para os procedimentos necessários. Pessoas transferidas de outras unidades de saúde pela Central de Regulação do Estado não necessitam passar por triagem inicial.

Drive-thru

Outro serviço que em breve estará disponível pelo HGF será a testagem em massa para a covid-19 por meio de Drive-thru. O serviço funcionará por agendamento. O formato de testagem tem como objetivo ampliar o sistema de identificação das pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus e as que ainda estão tiveram à doença. Segundo informou, o Ceará já realizou mais de 88,3 mil exames para identificar Covid-19. Destes, 34.949 foram testes rápidos.

Teste rápido

O teste rápido detecta a existência no sangue dos anticorpos de defesa IgG e IgM, produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. O teste pode ser feito pela técnica sorológica e ponta dos dedos. A recomendação é que o exame seja feito uma semana após o aparecimento de sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar. O resultado sai em até vinte minutos.

Ampliação de atendimento na rede de saúde no Ceará

  • Abertura de mais 10 leitos de UTI no IJF2, totalizando 90 leitos;
  • O CFO, equipamento do Governo do Estado, foi cedido ao Iprede e Fundação Itaú para servir como uma unidade de acolhimento para pacientes positivos de Covid-19 de áreas mais vulneráveis que precisam cumprir a quarentena fora de casa. A previsão é de começar a receber pacientes em junho;
  • Hospital da Mulher e Frotinha do Antônio Bezerra estão atuando com lotação máxima de leitos de UTI e cerca de 80% de leitos de enfermaria ocupados.

Com informações do Governo do Estado

Foto: Divulgação Governo do Estado