Clubes do Campeonato Cearense de Futebol retomam treinos a partir da próxima semana

29/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Segundo a Federação Cearense de Futebol (FCF), Ceará e Fortaleza devem ser os primeiros clubes a retomar os treinos

A partir da próxima segunda-feira, 1º de junho, os clubes que compõem o Campeonato Cearense de Futebol estão autorizados a retomar treinos. A permissão, prevista para a fase de transição do plano de retomada das atividades econômicas e comportamentais no Ceará, libera pelo menos 800 empregados do setor — 580 em Fortaleza e 220 no Interior do Estado.

Devido à pandemia de Covid-19 e ao isolamento social necessário para conter o avanço da doença nos últimos meses, os clubes estavam há mais de 70 dias sem autorização para treinar seus jogadores para o campeonato estadual. No entanto, como o vírus permanece circulando e ainda não há vacina contra, Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), diz que os treinos vão obedecer a novos protocolos de segurança sanitários. “Vamos trabalhar, agora, com os clubes, para que sejam feitos os testes (rápidos, para detecção do vírus nos funcionários) e o trabalho de higienização dos alojamentos e das cozinhas”, citou.

Carmélio garantiu ainda que, na próxima semana, quando os clubes iniciarem a retomada dos treinos, a equipe médica do FCF vai orientar atletas e demais funcionários sobre como deve ser o novo momento. “Para que possamos, com esse trabalho, logo, logo, voltar ao nosso campeonato. Logo depois dos treinos, tanto individuais quanto coletivos”, projetou o gestor.

Espetáculos esportivos como jogos de futebol só devem retornar à normalidade na quarta e última fase do plano de retomada econômica e comportamental, prevista para julho. Contudo, como cada etapa do plano demanda avaliação e liberação pelo Estado, com base nas estatísticas da evolução da pandemia no Ceará, é possível que esse prazo sofra alteração.

Outras liberações

De acordo com o planejamento para a fase de transição para a retomada gradual e responsável das atividades econômicas e comportamentais no Ceará, treinos de atletas de esportes individuais também estão autorizados a voltar a partir de 1º de junho.

A Secretaria Estadual do Esporte e Juventude (Sejuv) foi procurada para detalhar sobre a liberação dos esportes individuais e sobre as recomendações oficiais aos clubes do Campeonato Cearense. No entanto, o órgão não respondeu até o fechamento desta matéria.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Xandy Rodrigues