Vagas para cursos superiores a distância serão ofertadas pelo Sisu

26/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As instituições de ensino tem o dia 29 para aderir a nova modalidade

UFC

Mais uma notícia para os estudantes brasileiros que vem buscando o ingresso no ensino superior. A partir do segundo semestre de 2020, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começará a ofertar vagas para cursos de ensino a distância (EaD). A nova modalidade foi publicada pelo Ministério da Educação, no último dia 25, no Diário Oficial da União. O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a portaria, fica determinado ainda que as instituições de ensino superior que aderirem a modalidade devem disponibilizar um meio digital para que o estudante entregue a documentação necessária para a matrícula. Além disso, as instituições devem publicar na internet a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.

O Ministério da Educação divulgou o cronograma para adesão das instituições de educação superior públicas que quiserem participar do processo seletivo no segundo semestre do Sisu. O prazo de adesão que iniciou no último dia 25, segue até a próxima sexta-feira, 29. Já o prazo de retificação do termo de adesão tem início no dia 1º de junho e segue até o dia 5 de junho.

Segundo informações do Portal da (EaD), o número de cursos a distância no Brasil cresceu quase dez vezes na última década. O destaque para o aumento da demanda da modalidade de ensino são os avanços da tecnologia com o acesso de mais pessoas a internet. Os dados de 2019 mostram que cerca de 17% de todos os 8,2 milhões de estudantes matriculados em cursos superiores no Brasil estão fazendo uma graduação a distância.

SISU

O Sisu é um programa do Governo Federal para acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente e para participar é preciso ter feito as provas do Enem 2019 e não ter zerado a redação. Também é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas objetivas.

Inscrições Enem 2020

Lembrando que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seguem abertas até a próxima quarta-feira (27) e devem ser feitas por meio da internet. O valor da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Os candidatos devem ficar atentos que neste ano será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. De acordo com o Inep, as fotos poderão ser alteradas ou inseridas após o período de inscrições, na Página do Participante.

Com a decisão do MEC em adiar a aplicação da prova por 30 a 60 dias, em decorrência dos impactos da pandemia do novo coronavírus e depois de muito pedidos de entidades e estudantes, as novas datas serão decididas após a realização de enquete com os participantes inscritos a ser realizada no final de junho, na Página do Participante.

Informações: Agência Brasil e EaD.

Foto: Érika Fonseca