Poço da Draga comemora 114 anos com programação virtual

26/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A programação ocorre ao longo desta terça-feira, 26, no perfil @fortalezadosencontros, no Instagram

O aniversário de 114 anos da comunidade Poço da Draga, na Praia de Iracema, é comemorado nesta terça-feira, 26, com programação virtual adaptada para o período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Pelo perfil oficial da Praia de Iracema no Instagram (@fortalezadosencontros), a população terá acesso a shows, debate, sarau e até a tradicional visita guiada feita pelo geógrafo Serginho Rocha para mostrar aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais da comunidade. O momento é organizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio do Instituto Iracema e da ONG Velaumar. As programações ao vivo têm início às 14 horas.

Como de costume nas lives que tomaram conta da agenda cultural no Brasil, será disponibilizado um QRcode durante as transmissões para que interessados possam contribuir com doações financeiras para o Poço da Draga. Paralelamente à programação, serão distribuídos pães e quentinhas para moradores da comunidade.

Confira a programação completa:

• Expresso 114 #EmCasa: a tradicional visita guiada feita pelo geógrafo e morador do Poço da Draga, Serginho Rocha, terá um novo formato para que todos possam vivenciar a experiência de casa. Serginho percorre toda a comunidade mostrando não só aspectos históricos, como, também, culturais, econômicos e sociais do Poço. O nome da atividade rememora o antigo serviço de trem europeu, Expresso do Oriente.
  • Show inédito da Orquestra Popular do Nordeste. IGTV do @fortalezadosencontros.
  • Live 01 (a partir de 14h): 114 anos de resistência e consciência, tanto ao mar, quanto ao lar. Com Serginho Rocha falando sobre a significação do aniversário da Ponte e da Comunidade.
  • Live 02 (a partir de 14h): Apresentação online do Samba em Casa, com Junior Pantera.
  • Live 03 (a partir de 14h): Mulheres em poesia – Fala de mulheres que realizam sarau comunitário. Com Dona Iolanda, Marilac Lima (presidente da ONG Velaumar), Ivoneide Goes e mediação da professora do curso de Ciências Sociais da UFC e tutora do Programa Rastros Urbanos, Cristina Maria da Silva.
  • Live 04 (a partir de 14h): Programação infantil. Produção de personagens e bonecos em porcelana fria com Doug Graffiti.

Interessados em doar para a comunidade Poço da Draga neste período de isolamento social podem acessar diretamente o link: https://app.picpay.com/user/velaumar.ong

Reportagem: Luana Severo

Foto: Mateus Dantas