Legislativo antecipa feriados de Nossa Senhora da Assunção e Corpus Christi no combate à pandemia

26/05/2020 - Ana Clara Cabral

Medida tem como objetivo fortalecer o isolamento social rígido em Fortaleza

Em sessão extraordinária virtual, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 149/2020, de autoria do prefeito Roberto Cláudio, que antecipa feriados religiosos do dia 15 de agosto dedicado à Nossa Senhora de Assunção, padroeira de Fortaleza, antecipado para o dia 27 de maio (quarta-feira); e o feriado móvel de Corpus Christi, antecipado para o dia 28 de maio (quinta-feira).

A medida é excepcional para o ano de 2020, tendo como objetivo estender um período de maior adesão ao isolamento social em combate à pandemia da Covid-19, permitindo uma maior efetividade das ações de enfrentamento ao coronavírus.

Segundo mensagem prefeitural enviada ao Legislativo, “as medidas de isolamento têm surtido efeitos importantes, mas com resultados menores do que o necessário, em especial, pela variação na taxa de isolamento verificada com dias de menor adesão”.

Ao final da última sessão extraordinária realizada nesta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), agradeceu aos parlamentares por mais um dia de trabalho em sessão remota para ajudar a população.

“Nós, vereadores, mais uma vez, cumprimos nossa missão de apreciar e aprovar com rapidez as medidas que tem relação direta com o enfrentamento da Covid-19. O entendimento da Casa foi que essa medida irá contribuir para o fortalecimento do isolamento social, que tem se mostrado a principal forma de prevenção contra o coronavírus”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza acompanham diariamente a situação da pandemia no estado e na capital. Devido o registro da Secretaria de Saúde sobre o aumento do número de casos e mortes, decisões mais rígidas de isolamento foram implantadas. De acordo com o último decreto, o endurecimento das atuais regras de prevenção tem vigência até 31 de maio.

Sacrifício necessário
Vereadora Bá (PP): “nasci e fui criada em comunidade católica. Lamento como religiosa por não termos a comemoração, mas entendo que o dia santo não vai deixar de ser santo. O momento exige sacrifícios, essa é uma das medidas para salvar vidas. Vai ser o melhor para o povo da nossa cidade”.

Responsabilidade
Dr. Eron (PDT): “Nós estamos cumprindo o regimento mudando provisoriamente os dois feriados. Eu me preocupei em saber a opinião da Igreja e as lideranças são a favor. Como disse o Papa Francisco sobre o momento que vivemos, este não é tempo para egoísmo”.

Salvar vidas
Guilherme Sampaio (PT): “Temos pesquisas que comprovam que o isolamento social nos feriados aumenta. Estamos falando da possibilidade de salvar vidas. Ficamos ainda mais tranquilos de votar sim ao projeto quando líderes religiosos aprovam a medida”.

Contrário
Jorge Pinheiro (PSDB): “A antecipação do feriado não é a única medida possível contra o coronavírus. A Caminhada com Maria vem crescendo e se tornou um patrimônio cultural, por isso deve ser preservada. Se chegasse a data e não pudesse ser realizada por causa da pandemia, o arcebispo adiaria data do evento”.

Empatia
Iraguassú Filho (PDT): “Quem não conhece pelo menos 20 pessoas do seu ciclo que se infectou com Covid? Vou seguir meu pastor e ele disse que nesse momento é necessário se reunir virtualmente. Me diga se daqui três meses aquela multidão vai poder estar junta sem termos ainda uma vacina? Votei a favor, votei convicto, acho que empatia é a palavra correta para esse momento”.

Data especial
O vereador Plácido Filho (PSDB): “O dia religioso é completamente diferente de uma partida de futebol que pode ser alterada. Alterar a caminhada com Maria é um desrespeito a fé do povo, pois nós temos uma data especial e significativa para a população”.

Prudência
Julierme Sena (PROS): “O prefeito ao meu ver poderia ser mais prudente e ver essa possibilidade mais na frente. Esses eventos já fazem parte do calendário da cidade, as pessoas já estão abaladas com essa pandemia e querem uma palavra de Deus, de conforto e de amor”.

Incentivo à economia
Gardel Rolim (PDT): “Votei favoravelmente a matéria, é o mínimo que podemos fazer para incentivar a economia de nossa cidade. Nossa intenção com a antecipação dos feriados é ajudar no isolamento e esse calendário religioso continuará a ser preservado caso os eventos possam acontecer. Precisamos retomar com as atividades com segurança no segundo semestre do ano”.

Organização
Sargento Reginauro (PROS): “Voto contrário por apoiar empreendedores que mostraram preocupações em ter que anunciar feriado de última hora a seus funcionários sem tempo hábil para organizar os negócios”.

Proteção à vida
Dr. Porto (PDT): “A vida é o bem maior a ser protegido e fortalecer o isolamento social é essencial. Vamos baixar essa curva. Nós estamos aqui falando de antecipação do feriado não é esquecer da data no dia de sua comemoração. Quando voltarmos após o dia 31 de maio, estaremos colaborando com a retomada de nossa economia”.

Foto: André Lima