Fortaleza é destaque no ranking de transparência na aplicação de recursos contra a Covid-19

22/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

No país, somente cinco capitais conseguiram ficar com avaliação entre ótimo e bom.

Na luta contra o novo coronavírus, as boas ações governamentais vêm sendo primordiais para esse enfrentamento, e agir com clareza e transparência na execução dos recursos empregados na saúde é essencial. Seguindo essa premissa, a Prefeitura de Fortaleza é a 4ª capital do país com maior grau de transparência, conforme ranking elaborado pela Transparência Internacional (TI) que avaliou os portais das 26 capitais, analisando entre diversos quesitos, o acesso pleno, ágil e simples às informações sobre compras emergenciais em relação à Covid-19.

Site Transparência Internacional

No último dia 09 de abril, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) já havia anunciado a criação do Comitê de Controle Interno, Transparência e Governança, com objetivo de garantir a transparência, a legalidade e a eficiência, aumentando ainda mais os cuidados na aplicação dos recursos da Prefeitura de Fortaleza durante o período de calamidade pública. A Prefeitura ainda elaborou o hotsite (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/transparencia.html) para acompanhar as ações de enfrentamento à pandemia.

Vereador Esio Feitosa (PDT) reforça o papel que o Executivo vem desempenhando neste momento e que o reconhecimento de instituições internacionais evidencia a compromisso de salvar vida.

Para a secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, Luciana Lobo, a transparência também é uma estratégia para se enfrentar o coronavírus. “Neste momento em que governos têm ampliado os gastos públicos por força das ações de enfrentamento à pandemia, é necessário expandir também a transparência. Dessa forma, temos assegurado para o cidadão a adoção de medidas corretas da aplicação dos recursos públicos”, disse.

Transparência Internacional

A Transparência Internacional é uma organização não-governamental, presente em mais de 100 países, que tem desenvolvido pesquisa e estudos, além de buscar ferramentas e soluções anticorrupção. Com alcance global, a entidade ocupa espaços estratégicos nos diferentes fóruns e organismos multilaterais, atuando para promover convenções anticorrupção e a efetiva implementação de acordos internacionais que enfrentam o problema de forma coletiva, regional e global.

Frente Parlamentar

Desenvolvendo seu papel de fiscalizador, a Câmara Municipal de Fortaleza anunciou no último mês de março, a instalação de uma Frente Parlamentar para acompanhar as ações de enfrentamento ao coronavírus desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado.

O grupo também é responsável por encaminhar as demandas dos vereadores sobre a Covid-19 para serem deliberadas junto ao Comitê Municipal que trata do tema.

>> Vereadores de Fortaleza acompanham ações emergenciais contra o coronavírus

>> Frente Parlamentar acompanha avanço das obras do hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas

>> Covid-19: Motoristas de app apresentam demandas da categoria para Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar é composta pelo presidente Antônio Henrique (PDT), Dr. Porto (PRTB), Gardel Rolim (PDT), Márcio Cruz (PSD), Dr. Eron (PP), Plácido Filho (PSDB), Marília do Posto (PRP), Cláudia Gomes (Sem Partido), Emanuel Acrízio (PRP) e Ronivaldo Maia (PT).

Informações: site Transparência Internacional e Prefeitura de Fortaleza

Foto: Site da Transparência