Entenda como a cloroquina é utilizada em pacientes com Covid-19 no Ceará

22/05/2020 - Ana Clara Cabral

Mesmo com efeitos colaterais comprovados, substância pode ser a chance para recuperação de casos graves.

Pacientes infectados pelo novo coronavírus no Ceará podem ser tratados com hidroxicloroquina a partir do estágio 3 da Covid-19, momento que começam a agravar os sintomas e necessita internação. A decisão deve ser feita pelo médico responsável, juntamente com o paciente e a família, que assinará o termo de consentimento após receber as informações sobre os possíveis efeitos colaterais.

Estas e outras informações estão no protocolo oficial da Secretaria da Saúde do Ceará, criado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará, “baseado em evidências clínicas e referências médicas brasileiras e internacionais”. Segundo as indicações, o tratamento deve ser feito com azitromicina ou amoxicilina+clavulanato em conjunto com a hidroxicloroquina ou cloroquina.

Apesar de ser uma chance de cura para casos graves, estudos mostram que a longo prazo o medicamento pode causar retinopatia e distúrbios cardiovasculares. Além disso, a Secretaria da Saúde afirma que a hidroxicloroquina não deve ser usada como forma de prevenção da doença. Por isso, o uso da substância continua proibido fora do ambiente hospitalar ou sem a prescrição médica.

E para entender melhor o uso da medicação e as suas restrições conversamos com o infectologista, Dr. Jorge Luiz Rodrigues.

Porquê o uso da cloroquina não é recomendada em todos os casos?

– Isso é conflitante. Vários artigos não encontraram benefícios. Então eu acho que é uma discussão caso a caso que não pode ser generalizada porque a gente não tem uma resposta ainda definitiva na literatura sobre a cloroquina.

Quais os riscos do uso desse medicamento?

– A cloroquina pode causar a cardiotoxicidade e com isso você pode ter pacientes tomando cloroquina que tenham arritmias graves e até parada cardíaca.

O que o senhor acha do uso da cloroquina ser liberado pelo Ministério da Saúde para casos leves de Covid-19?

– Se a cloroquina chegar realmente a conseguir encontrar uma ação benéfica, o momento mais indicado para tomar o medicamento seria no início da doença. Precisa que a gente tenha trabalhos robustos na literatura que concluem e a gente não tem. Existem trabalhos que favorecem e outros que não mostram benefícios da cloroquina. Então precisa de trabalhos que dê suporte aos médicos para prescrever a cloroquina de forma correta.

Entenda o manejo clínico dos pacientes com Covid-19

Estágio 1: auto-avaliação
Em casa – nível de sintoma: coriza e febre

Estágio 2: atendimento médico
Posto de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento ou emergência – nível de sintoma: coriza, febre e tosse

Estágio 3: internação hospitalar
Nesta fase constata-se agravamento do quadro clínico, na qual o paciente pode fazer uso da cloroquina com indicação do médico – nível de sintoma: coriza, febre, tosse e falta de ar

Estágio 4: ventilação mecânica
Em caso de disfunções orgânicas em evolução, transferência do paciente para UTI.

Leia Mais

Ministério da Saúde libera hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19 em casos graves

Testes clínicos: saiba como a Medicina vem tratando a Covid-19

Foto: Mateus Dantas