Vereadores convidarão secretários para apresentar balanço sobre Covid-19 em sessões não-deliberativas

20/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os gestores farão balanço das medidas emergenciais e vão responder questionamentos dos parlamentares. A iniciativa foi da Frente Parlamentar que trata sobre o coronavírus

A Câmara Municipal de Fortaleza realizará sessões não-deliberativas virtuais, a partir da próxima semana, com intuito de abrir espaço para gestores municipais para apresentar balanço das ações do Poder Executivo contra a Covid-19 na Capital. A iniciativa foi definida durante reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada na tarde desta quarta-feira (20).

Todos os vereadores de Fortaleza serão convocados a participar das sessões e terão direito a fazer questionamentos aos gestores. A proposta é que os secretários e a equipe técnica da Prefeitura de Fortaleza possam apresentar um balanço das ações que vêm sendo executadas desde março, quando iniciaram os primeiros casos de Covid-19 na Cidade, além de prestarem esclarecimentos sobre as medidas.

Inicialmente, serão convidados os gestores das seguintes pastas, com datas ainda a confirmar: Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e Secretaria Municipal da Educação (SME).

“O nosso principal objetivo é abrir espaço para que os gestores possam apresentar um balanço desses últimos meses de ações emergenciais, falar sobre o cenário atual e explicar quais são as possibilidades. É também a oportunidade de os vereadores tirarem dúvidas sobre o que vem sendo feito e fiscalizar as decisões do Executivo, um dos principais papéis do parlamento”, comenta o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT).

Frente Parlamentar

Criada em março, a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus monitora as medidas emergenciais implementadas pelo Poder Executivo para conter o avanço da Covid-19 na Capital.

Desde o início da epidemia, eles mantêm constante diálogo com gestores das áreas afetadas e entidades representativas para fiscalizar o andamento das medidas e articular outras ações junto ao Executivo. Os parlamentares também são responsáveis por apresentarem as propostas dos demais vereadores do Comitê Municipal que trata sobre as medidas contra a Covid-19, garantindo assim maior celeridade na implementação das ações.

Coordenado pelo presidente Antônio Henrique (PDT), o grupo é composto por Cláudia Gomes (sem partido), Dr. Eron (PDT), Dr. Porto (PDT), Emanuel Acrízio (PP), Gardel Rolim (PDT), Márcio Cruz (PSD), Marília do Posto (PSB), Plácido Filho (PSDB), Ronivaldo Maia (PT).