Isolamento social rígido é prorrogado até 31 de maio

20/05/2020 - Ana Clara Cabral

Governador e prefeito reforçam mais uma vez a importância do cumprimento rígido para combate mais efetivo à Covid-19

Até o fim do mês de maio a população deve cumprir o isolamento social rígido em Fortaleza. Após decretado o endurecimento das regras de combate e prevenção ao novo Coronavírus em 5 de maio, o índice de obediência à quarentena aumentou, mas ainda não é o esperado. Por isso, dando continuidade às ações de combate à pandemia no Ceará e na capital, Camilo Santana prorrogou o decreto. Todas as regras de prevenção serão mantidas.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) através de transmissão ao vivo nas redes sociais, pelo governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Na ocasião, reforçaram a importância da população aderir às medidas para o enfrentamento mais eficaz ao coronavírus.

“Entendemos que há desconforto e consequências, estamos cientes do impacto econômico que necessitará de um plano de retomada. Apesar disso, nada pode estar a frente da defesa da vida”, disse o prefeito de Fortaleza.

Além disso, Camilo Santana informou que novas recomendações serão destinadas aos municípios do Ceará que estão com aumento de casos e óbitos relacionados à pandemia. “Quanto mais rápido alcançarmos o índice ideal de isolamento, mais rapidamente poderemos voltar nossas rotinas ao normal”, frisou.

O que continua?

  • Restrição de pessoas e veículos em vias e espaços públicos, como praias, praças, calçadões e parques, permitida somente com devida justificativa;
  • Proibição de qualquer atividade não essencial em comunidades, seja formal ou informal;
  • Uso obrigatório de máscaras sempre que sair de casa, mesmo dentro de veículos públicos ou privados;
  • Fiscalização, sensibilização e conscientização por meio de órgãos públicos e agentes municipais autorizados;

Estabelecimentos de serviço essencial

  • Continua sendo obrigatória a disponibilização de álcool 70% a clientes e funcionários;
  • Uso obrigatório de máscaras de proteção por funcionários e qualquer cliente em seu interior;
  • Proibição da permanência simultânea de clientes que inviabilizem o distanciamento social mínimo de dois metros;
  • Autorização para ingresso nos estabelecimentos de somente uma pessoa por família;
  • Atendimento prioritário das pessoas do grupo de risco da Covid-19;
  • Motoristas do transporte público ou privado não devem permitir a entrada de pessoas sem o uso de máscaras.

Índice de isolamento social

Mesmo o índice ideal sendo 70%, a capital cearense, epicentro da doença no estado, tem uma média de 60% da população em isolamento. Este dado foi divulgado pelo governador Camilo Santana segundo “Analytique – Fique Bem e Fique em Casa”, aplicativo das operadoras de celulares (Oi, Vivo e Tim).

Retorno da economia

Um plano de retomada está sendo criado pelo Governo para a recuperação da economia do estado e incentivo ao setor produtivo, a expectativa é que o plano comece a ser executado em junho, com um possível afrouxamento do isolamento social.

Segundo Camilo Santana, o trabalho reúne autoridades técnicas da área, juntamente com a avaliação dos especialistas em saúde, pensado pelos impactos causados durante o necessário isolamento social para combater a pandemia.

Foto: Reprodução /Internet