Cesta Básica em Fortaleza acumulou alta de 11,32% nos últimos meses

20/05/2020 - Rochelle Nogueira

Das 830 denúncias recebidas pelo Procon Fortaleza, 232 foram relacionadas a preços abusivos praticados nos supermercados.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese), realizou uma pesquisa em 17 cidades do Brasil, analisando o preço dos itens da cesta básica. O estudou demostrou que Fortaleza vem apresentando um aumento constante no preço da cesta básica.

Observando os dados, verificamos que no mês de fevereiro em relação ao mês anterior houve um aumento de (6,83%), em março o acumulado foi de (2,62%), em abril de (1,87%). De janeiro a abril o percentual de aumento foi na ordem de (11,32%).

Procon Fortaleza

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) apresentou dados das denúncias realizadas pelos consumidores utilizando como parâmetro as reclamações de 19 de março até 15 de abril.

No período, registrou-se um crescimento de 415% no número de denúncias envolvendo aumento abusivo nos preços de alimentos nos supermercados, álcool em gel e máscaras. A quantidade de reclamações registradas passou de uma média de 161 para 830 denúncias.

Segundo o órgão, das 830 denúncias recebidas 232 foram relacionadas a preços abusivos praticados nos supermercados.

Após as reclamações dos consumidores, fiscais da Agefis inspecionaram 346 estabelecimentos e notificaram 132. Nos casos de indícios de preços abusivos, a Agência notificou e estes tiveram um prazo para justificar os preços ao Procon Fortaleza com a documentação que justifique e comprove a composição do preço dos produtos expostos à venda.

A diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, ressaltou que mesmo sendo permitida a livre concorrência, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a elevação sem justa causa. Ela alerta que os supermercados não podem se aproveitar do momento para elevar preços e aumentar os lucros. “Nós vamos averiguar quais estabelecimentos estão cometendo abusos contra o consumidor e, caso constatada a reincidência, o Procon poderá, inclusive, cassar o alvará de funcionando do estabelecimento”, disse.

Confira entrevista com a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos 🎤

Como denunciar?

As denúncias e reclamações podem ser realizadas pela Central de Atendimento ao Consumidor, pelo número 151, bem como no catálogo de serviços do portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo Defesa do Consumidor. Também é possível denunciar pelo aplicativo Procon Fortaleza. A população também pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), o site Denúncia Fortaleza e o telefone 156.

Foto de arquivo pessoal.

“Tenho ido ao supermercado de 15 em 15 dias, tentando ao máximo não sair durante o isolamento social. Apesar de preferir ir nos dias em que não tem promoções e não ser período em que geralmente as pessoas recebem dinheiro e corre para o supermercado, tenho notado algumas diferenças de preços em relação a tempos anteriores a pandemia. Vejo acréscimo em frutas, verduras, queijo e carnes. Nada muito assustador, mas há sim uma diferença entre esses períodos. Para contornar essa mudança de preço, compro o que falta em mercadinhos menores”. Márcia Delmiro, jornalista.

Foto de arquivo pessoal

“Eu notei aumento de alguns itens sim, desde o início da pandemia. Não são todos. Não vejo como algo abusivo pelo menos nos supermercados em que ando. Itens como: feijão, carne, margarina, manteiga e algumas verduras estão com o valor acima do que era praticado”. Juliana Roriz, empresária.

Foto Principal : Agência Brasil