Mais da metade dos casos de Covid-19 em Fortaleza evoluíram para recuperação

19/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Apesar disso, a Capital registra ainda um número elevado e crescente de novos casos de infecção pelo novo coronavírus e de mortes decorrentes de agravos da doença

Dos 16,1 mil casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus em Fortaleza, 9,2 mil (56,9%) evoluíram para cura ou tiveram alta hospitalar. Sendo a cidade cearense com mais registros da Covid-19, a Capital é, portanto, a com maior número de recuperados. Contudo, também se concentra em Fortaleza uma elevada e crescente soma de novos casos e óbitos.

Só na última semana, conforme o IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foram três mil novos casos registrados na Capital, que já soma, também, 1,2 mil óbitos pela doença.

Por isso, considerando a gravidade da Covid-19 e o pouco que ainda se sabe sobre ela, a recomendação oficial é de que mesmo os pacientes recuperados da infecção devem se manter isolados por 14 dias, pelo menos, até completar o tempo mínimo para a destruição do vírus.

Keny Colares, infectologista do Hospital São José, em Fortaleza, explica os dois tipos de recuperação da Covid-19: a “cura clínica” e a “alta hospitalar”. A primeira, segundo o médico, é quando o paciente é tratado em casa e os sintomas da doença desaparecem — às vezes, não totalmente, podendo haver resquícios de tosse e de indisposição — após o 14º dia.

Já a segunda é quando a eliminação total do vírus acontece depois de um período de pelo menos duas a três semanas de internação hospitalar. Geralmente, de acordo com o especialista, “o coronavírus costuma ficar no corpo da pessoa, vivo, nos dez primeiros dias da doença”. Depois, ele disse, sobram apenas “pedaços” que podem nem sequer estar mais vivos. Contudo, às vezes, até um mês depois é possível que a testagem deste paciente ainda resulte positiva. “Mas isso já não significa mais que ele esteja contaminando”, esclareceu.

Sobre a possibilidade de pacientes curados da Covid-19 adquirirem imunidade ao vírus, o infectologista explicou que, normalmente, doenças infecciosas ou desenvolvem uma proteção total ou desenvolvem uma proteção parcial no organismo, podendo voltar em “versões mais leves”. No entanto, devido ao pouco que a comunidade científica ainda conhece sobre o novo coronavírus, o médico prefere ser cauteloso: “A gente não sabe. O tempo é que vai dizer”.

Panorama da Covid-19 no Ceará

O Ceará tem, atualmente, 26,3 mil casos confirmados de Covid-19, 1,7 mil óbitos pela doença e 14,4 mil registros de recuperações, entre curas clínicas e altas hospitalares. Os maiores registros de confirmações do contágio são, respectivamente, em Fortaleza (16,1 mil), Caucaia (937), Sobral (737), Maracanaú (572) e Itapipoca (486).

Cuidados necessários para quem tem paciente diagnosticado com Covid-19 em casa:

  • Mantenha o paciente sozinho e em ambiente bem ventilado. Caso isso não seja possível, fique a pelo menos um metro de distância da pessoa infectada;
  • Limite o número de pessoas que devem cuidar do paciente. Ele não deve receber visitas;
  • O cuidador deve sempre usar máscara e lavar as mãos se tiver tido contato com algo que o paciente tocou. Após o uso da máscara, deve lavar o objeto com água e sabão;
  • Separe para uso exclusivo do paciente pratos, copos, talheres e outros objetos pessoais.

Reportagem: Luana Severo

Foto: PMF