Infância Protegida vence Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

19/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Projeto da Câmara Municipal de Fortaleza foi reconhecido na categoria Comunicação Digital. Iniciativa contou com conteúdo online para qualificar agentes sociais contra a violência e o abuso sexual

O projeto Infância Protegida, idealizado pela Câmara Municipal de Fortaleza em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, venceu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na categoria Comunicação Digital. O anúncio foi realizado na noite da última terça-feira (18), durante live pelo Facebook que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), a garantia do bem-estar das crianças e dos adolescentes é uma preocupação da Casa que mantém projetos para preservar a saúde e o pleno desenvolvimento desse público. “O projeto Infância Protegida é a demonstração desse nosso cuidado. Com ele, nosso objetivo é incentivar a qualificação de profissionais e agentes sociais contra o abuso e a exploração sexual”, afirma o presidente.

O projeto Infância Protegida consiste em um curso gratuito na modalidade EAD com o tema “Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”. Realizado entre outubro de 2019 e janeiro deste ano, o projeto recebeu mais 47 mil inscrições de todos os estados brasileiros.

O conteúdo foi dividido em 12 módulos que abordaram aspectos como “direitos humanos de crianças e adolescentes”, “expressões da violência sexual” e “sistema de garantias de direitos”, contando com aulas online, fascículos, vídeoaulas e podcasts.

Além disso, foram realizados quatro oficinas presenciais com conteúdos complementares. O projeto também contou com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Diante do sucesso da iniciativa, foi aberta uma segunda turma para o projeto. As inscrições ficam disponíveis até 17 de junho e podem ser feitas clicando aqui.

O Prêmio

Realizado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Rede ECPAT Brasil, a premiação é um dos mais importante reconhecimentos em defesa de direitos humanos voltados para crianças e adolescentes. Anualmente, o prêmio reconhece instituições ou pessoas físicas que atuam no enfrentamento à violência sexual com programas, projetos ou ações.

O Prêmio é uma homenagem à Neide Castanha, referência nacional e internacional no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, que participou da construção do Estatuto da Criança e do Adolescente, da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil, além de ser membro técnico da CPMI que investigou redes de exploração sexual infanto-juvenis no Brasil.

Foto: Érika Fonseca