Hospital do PV completa um mês de funcionamento e ganha reforço de mais 112 leitos

19/05/2020 - Rochelle Nogueira

O Hospital Emergencial de Campanha no Estádio Presidente Vargas até o final do mês de maio passará a ter 336 leitos exclusivos a pacientes com covid-19.

Comprometido com a saúde da população fortalezense, principalmente no período de pandemia pelo novo coronavírus e, sendo Fortaleza o epicentro de casos no estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza divulgou o número de atendimentos no primeiro mês de funcionamento do Hospital Emergencial de Campanha no Estádio Presidente Vargas. Foram 649 pessoas atendidas no local com a Covid-19. Desse total, 403 pacientes receberam alta e puderam retornar para suas casas.

O Hospital Emergencial do Estádio Presidente Vargas já disponibiliza aos cidadãos 224 leitos de internação baixa e média complexidade e 17 leitos de UTI para pacientes que venham ter alguma complicação e precisem de terapia intensiva.

Novos blocos de internação

Segundo informou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), serão entregues mais dois novos blocos no hospital do PV, cada um com 56 leitos. Destes, o primeiro será entregue nesta quinta-feira (21/05) e o outro até o final de maio. O hospital passará a contar com 336 leitos com o funcionamento destes novos blocos.

“A gente já vai iniciar agora uma ampliação do Hospital de Campanha do PV com dois novos blocos. O primeiro já deve abrir agora na quinta-feira com 56 vezes novos leitos, que vão ampliar ainda mais a capacidade de assistir pacientes com Covid, que tem sintomas e sinais moderados, as vezes agravando e necessitando com urgência de uma internação hospitalar”, disse o prefeito.

Hospital de Campanha Presidente Vargas

Construído com uma área de mais de 3.500m², o hospital de campanha tem base em concreto e toda estrutura de saneamento, água, hidrelétrica, entre outros. Além dos cinco blocos com leitos para internação, divididos em enfermarias, o hospital conta, ainda, com bloco de apoio onde funciona a administração, laboratório, farmácia e o almoxarifado.

A unidade de saúde também possui área de vestimenta e desinfecção dos profissionais e contêineres que servem de repouso e de estoque para os equipamentos de proteção individual (EPIs) dos médicos. São mais de 500 profissionais da saúde envolvidos nos processos de prestação de serviço dentro desse hospital, somente para enfrentamento da Covid-19.

Fotos: Mateus Dantas