Covid-19: pacientes com câncer redobram cuidados

19/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O ICC disponibiliza serviço de teleconsulta, com orientações e assistência em diversas especialidades médicas. O paciente que necessitar deve ligar (85) 3288.4575

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a população vem mudando sua rotina para evitar a propagação da doença e, para aquelas pessoas com doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, imunidade baixa, além daquelas que estão passando por tratamentos de quimioterapia, radioterapia ou que façam uso de medicamentos imunossupressores, a atenção deve ser redobrada.

Em tratamento a cerca de dois anos contra um câncer de pulmão e fígado, Marcos Valério, 57 anos, revela está tomando todas as preocupações em meio à pandemia de Covid-19. “Meu tratamento está indo bem aqui na quimioterapia. Estou seguindo o que as doutoras e jornais dizem sobre os cuidados com o coronavírus. Eu já venho sozinho para o CRIO, para evitar mais uma pessoa na rua e aqui comigo”, disse.

Segundo a enfermeira chefe do setor de quimioterapia do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), Cláudia Araújo, os pacientes oncológicos atendidos no hospital, por terem já a imunidade baixa devido a doença, estão recebendo cuidados ainda mais especiais pela unidade. Cláudia ressalta que o CRIO redobrou as ações de higienização dos espaços de atendimento e tratamento. “Todo dia às 6h o funcionário passa pulverizando toda a instituição. Todos os funcionários estão usando EPIs como óculos, touca e avental. A iniciativa é importante para nos proteger e resguardar nossos pacientes. Na entrada está sendo feito uma triagem verificando a temperatura dos pacientes e o uso de máscara é obrigatório”, pontuou.

A profissional do CRIO ressaltou que não houve alteração no atendimento de pacientes em tratamento oncológico. Ela destacou outra medida de acompanhamento que vem sendo adotada pela instituição. “Os pacientes estão recebendo em casa nossa ligação para saber sobre seu estado de saúde e, em caso de apresentar algum sintoma do coronavírus, é orientado a não vir para o CRIO”, finalizou.

Outro hospital de referência em nosso estado, o Hospital Haroldo Juaçaba, pertencente ao grupo do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), continua realizando os seus atendimentos a pacientes que necessitem de tratamento ou cirurgias oncológicas, seguindo todas as orientações de segurança dos órgãos de saúde, mesmo durante o período de isolamento social.

De acordo com a assessoria de imprensa do ICC, a unidade de saúde ainda instituiu um Comitê de Enfrentamento à Covid-19, composto por profissionais das áreas assistenciais e de apoio à assistência, estruturado para atender as novas demandas que surgiriam em função da nova condição.

Ações do Instituto do Câncer

• Criação do comitê com reuniões diárias para tratar temas relacionados a covid-19;
  • Triagem de pacientes e acompanhantes por meio de questionário que avalia a saúde do paciente;
  • Uso rigoroso de Epis conforme protocolo de orientação do ministério da saúde;
  • Realização de capacitação e treinamento de colaboradores;
  • Realização de consultas agendadas;
  • Lançamento do serviço de teleconsulta;
  • Distribuição de álcool em gel em vários pontos do hospital;
  • Higianização rigorosa de locais de circulação de pessoas;
  • Medidas de limitação e distanciamento de pessoas;
  • Controle do número de pessoas circulando, ajuste da política de acompanhantes e visitantes de pacientes internados.

O hospital também disponibilizou serviço de teleconsulta, levando orientações e assistência em diversas especialidades médicas. O paciente que necessitar deve entrar em contato com a equipe do hospital, através do telefone (85) 3288.4575.

Segundo o porta-voz do grupo ICC e representante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, dr. Reginaldo Costa, desde o início de enfrentamento à pandemia a proposta da instituição é de garantir a continuidade dos procedimentos de tratamento ao câncer (cirurgias, quimioterapia e radioterapia). “A mínima redução ou paralisação de terapias oncológicas representariam grande impacto de sobrevida e mortalidade aos pacientes”, disse.

Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) orienta como o paciente com câncer deve agir no dia do tratamento durante a pandemia de coronavírus. O instituto destaca algumas precauções no dia da consulta ou tratamento do paciente.

• Ter somente um acompanhante, com menos de 60 anos, se possível. O acompanhante não poderá ter sintomas de resfriado ou gripe;
  • Tentar manter distância de outras pessoas, mesmo da equipe de saúde;
  • Não ficar próximo de outros pacientes;
  • Evitar circular pelo hospital;
  • Não ficar no local de tratamento por mais tempo do que o necessário;
  • Manter as recomendações de prevenção como lavar as mãos com água e sabão, na sua ausência, usar álcool em gel; cobrir nariz e boca com lenço ao tossir ou espirrar – se não for possível, deve usar o antebraço como barreira e não compartilhar objetos pessoais.

Informações: INCA, ICC e CRIO

Foto: Mateus Dantas