Carteira de estudante 2020 pode ser solicitada online

19/05/2020 - Ana Clara Cabral

Saiba quem deve acessar o recurso

Foto: PMF

Os estudantes a partir de hoje já pode solicitar a nova carteira de estudante através da plataforma online que a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizou durante a quarentena. A iniciativa ocorreu devido a suspensão dos atendimentos presenciais, seguindo o decreto de isolamento social rígido em Fortaleza. O processo, que anteriormente acontecia apenas presencialmente, passa a ter o recurso facilitador durante o enfrentamento à pandemia.

Quem já possui a carteira de estudante 2019 pode continuar a utilizá-la nos transportes públicos até 30 de junho, conforme indica a Prefeitura de Fortaleza.

Os alunos veteranos da rede pública de ensino municipal ou estadual não precisam solicitar o novo documento, já que a responsabilidade continua sendo da direção das escolas, mas recomenda-se que procure a secretaria das mesmas para confirmar se a solicitação foi realizada.

Solicitação online

Quem deve acessar?

Estudantes novatos de escolas e universidades particulares, veteranos que mudaram de instituição e todos os estudantes das universidades públicas (Uece, UFC e IFCE), bem como os alunos do Prouni.

Como fazer?

• Acessar o serviço Carteira de estudante – solicitação e emissão de boleto;
  • Preencher os dados do aluno (CIA ou nome completo, caso seja veterano);
    Se for a primeira vez na instituição, deverá anexar: RG original e cópia, comprovante de endereço, declaração de matrícula atualizada, boleto pago ou gratuidade validada.
  • Realizar biometria facial (apenas quem nunca fez);
  • Emitir e pagar o boleto;
  • Aguardar a confirmação da validação dos documentos;
  • Aguardar a emissão do documento estudantil pelas entidades.

Atenção: durante o processo de identificação é necessário que o estudante insira um e-mail válido para dar continuidade no processo de solicitação, assim como um número de telefone atualizado.

Instituições de ensino particulares

Boleto

Alunos novos: deverão solicitar seu boleto impresso na secretaria da instituição ou pela internet, pagar o boleto e aguardar os procedimentos.

Alunos que continuam na mesma instituição: podem imprimir o boleto pela internet e aguardar a chegada do documento na instituição de ensino. As entidades estudantis já entregaram os boletos nas escolas particulares, referente ao processo de 2020.

Alunos que mudaram de escola ou universidade: devem solicitar a confirmação da matrícula na nova instituição de ensino para que os dados sejam atualizados e, depois, imprimir o boleto no site.

Os valores das carteiras da rede particular variam entre R$ 30,00 e R$ 38,00, dependendo da entidade estudantil que lhe representa.

Foto: Divulgação/PMF