Carteira de estudante 2020 pode ser solicitada online
if (has_excerpt()): ?>Saiba quem deve acessar o recurso

Os estudantes a partir de hoje já pode solicitar a nova carteira de estudante através da plataforma online que a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizou durante a quarentena. A iniciativa ocorreu devido a suspensão dos atendimentos presenciais, seguindo o decreto de isolamento social rígido em Fortaleza. O processo, que anteriormente acontecia apenas presencialmente, passa a ter o recurso facilitador durante o enfrentamento à pandemia.
Quem já possui a carteira de estudante 2019 pode continuar a utilizá-la nos transportes públicos até 30 de junho, conforme indica a Prefeitura de Fortaleza.
Os alunos veteranos da rede pública de ensino municipal ou estadual não precisam solicitar o novo documento, já que a responsabilidade continua sendo da direção das escolas, mas recomenda-se que procure a secretaria das mesmas para confirmar se a solicitação foi realizada.
Solicitação online
Quem deve acessar?
Estudantes novatos de escolas e universidades particulares, veteranos que mudaram de instituição e todos os estudantes das universidades públicas (Uece, UFC e IFCE), bem como os alunos do Prouni.
Como fazer?
- Acessar o serviço Carteira de estudante – solicitação e emissão de boleto;
- Preencher os dados do aluno (CIA ou nome completo, caso seja veterano);
Se for a primeira vez na instituição, deverá anexar: RG original e cópia, comprovante de endereço, declaração de matrícula atualizada, boleto pago ou gratuidade validada. - Realizar biometria facial (apenas quem nunca fez);
- Emitir e pagar o boleto;
- Aguardar a confirmação da validação dos documentos;
- Aguardar a emissão do documento estudantil pelas entidades.
Atenção: durante o processo de identificação é necessário que o estudante insira um e-mail válido para dar continuidade no processo de solicitação, assim como um número de telefone atualizado.
Instituições de ensino particulares
Boleto
Alunos novos: deverão solicitar seu boleto impresso na secretaria da instituição ou pela internet, pagar o boleto e aguardar os procedimentos.
Alunos que continuam na mesma instituição: podem imprimir o boleto pela internet e aguardar a chegada do documento na instituição de ensino. As entidades estudantis já entregaram os boletos nas escolas particulares, referente ao processo de 2020.
Alunos que mudaram de escola ou universidade: devem solicitar a confirmação da matrícula na nova instituição de ensino para que os dados sejam atualizados e, depois, imprimir o boleto no site.
Os valores das carteiras da rede particular variam entre R$ 30,00 e R$ 38,00, dependendo da entidade estudantil que lhe representa.
Foto: Divulgação/PMF