Ação educativa distribui máscaras e tira dúvidas sobre Covid-19 no Grande Pirambu

19/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Conduzida pela Secretaria Regional 1, a ação já passou por bairros como Barra do Ceará e Carlito Pamplona e deve chegar a outros como Jardim Iracema, Vila Velha e Ellery, alguns dos mais afetados pela pandemia de Covid-19 em Fortaleza

Ação educativa de combate à Covid-19 no bairro Cristo redentor

Uma equipe de educadores em saúde da Secretaria Regional 1 percorreu a avenida Doutor Theberge, no Grande Pirambu, na manhã desta terça-feira, 19, para conscientizar a população sobre medidas preventivas para conter o avanço da Covid-19 em Fortaleza. Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os bairros que compõem a Regional 1 concentram a maior parte dos casos confirmados e óbitos pela nova infecção na Capital.

Nas abordagens, as equipes distribuíram panfletos e máscaras e responderam dúvidas sobre prevenção. Fabiana Sales, coordenadora de Saúde da Secretaria Regional 1, diz que ainda são muitas as incertezas sobre o uso adequado da máscara caseira e a forma segura de higienização do acessório. Além disso, segundo ela, as pessoas questionam a forma adequada de utilizar o álcool em gel e como é possível transmitir o coronavírus sem apresentar sintoma.

Outro fator que tem gerado dúvida e desrespeito é o isolamento social. “As pessoas continuam se aglomerando. Principalmente, nos corredores comerciais e próximo às suas residências”, disse Fabiana, destacando realidades de bairros como Cristo Redentor, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Jardim Iracema e Vila Velha. “Muitas vezes, apenas com o acometimento de um óbito ou de um caso na família é que as pessoas se conscientizam”.

A única medida preventiva que a coordenadora acredita estar começando a ser bem aceita na região é o uso da máscara caseira. “Apesar de que a gente precisa reforçar o uso adequado”, reconheceu.

Tendo passado pelo Grande Pirambu, pela Barra do Ceará e pelo Carlito Pamplona, a ação educativa deve chegar, nos próximos dias, a bairros como Jardim Iracema, Vila Velha e Ellery. Também está previsto um novo momento para reforçar a estratégia na Barra do Ceará.

Boletim epidemiológico

A Regional 1 aparece em primeiro lugar no ranking de regionais de Fortaleza com o maior número de casos e óbitos por Covid-19, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no dia 13 de maio. Em seguida, com mais registros, estão, respectivamente, as regionais 5, 2, 3, 6 e 4.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Érika Fonseca