Vereadores já destinaram R$ 55 milhões contra Covid-19 desde o início da pandemia

18/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os parlamentares também contribuem mensalmente com a doação de parte dos salários. Os recursos são destinados para as ações emergenciais contra o coronavírus

fachada

A Câmara Municipal de Fortaleza destinou aproximadamente R$ 55 milhões para o enfrentamento ao coronavírus desde que os primeiros casos foram confirmados na Capital, em março deste ano. Os vereadores também contribuem com a doação de parte dos salários para auxiliar ações emergenciais de combate à pandemia.

Na última Sessão Extraordinária Virtual, realizada no último dia 6 de maio, os vereadores autorizaram o uso de R$ 48 milhões, referentes às emendas parlamentares da Casa, para o Fundo Municipal de Saúde e o Instituto Dr. José Frota (IJF). A medida foi aprovada por meio de emenda aditiva ao Projeto de Lei nº 25/2020, que fortaleceu o orçamento municipal para enfrentar a Covid-19.

Em março, o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), já havia repassado R$ 7 milhões para os cofres da Prefeitura de Fortaleza com o objetivo de auxiliar o tratamento de pacientes com Covid-19 na Capital. O valor foi resultado de economias realizadas pela atual gestão.

“Estamos vivendo um momento difícil na saúde em Fortaleza e entendemos que precisamos agir em conjunto com os demais poderes para superar essa pandemia. Todos os vereadores têm contribuído para garantir celeridade na aprovação de medidas contra a Covid-19 e também auxiliando, como podemos, no enfrentamento ao coronavírus”, destaca o presidente Antônio Henrique.

Além disso, os vereadores também doaram, em abril, R$ 82 mil provenientes dos próprios salários para o Fundo Municipal de Saúde, com o objetivo de garantir a compra de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais de saúde da rede municipal.

Em março, parte dos salários dos parlamentares foram destinados para a compra cestas básicas destinadas a trabalhadores autônomos que estavam impedidos de trabalhar. A Câmara Municipal arrecadou, ao todo, 17 toneladas de alimentos para o movimento Supera Fortaleza. O repasse voluntário de parte dos salários deve permanecer até o fim da pandemia.

A Câmara Municipal mantém ainda a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, que acompanha as ações emergenciais implementadas no Município, incluindo os investimentos destinados para cada ação. O grupo também é responsável por encaminhar as demandas de todos os demais vereadores sobre a Covid-19 para serem deliberadas junto ao Comitê Municipal que trata do tema.