Respiradores e insumos chegam para reforçar o Estado no combate à covid-19

18/05/2020 - Rochelle Nogueira

O Governo do Estado do Ceará recebeu o reforço de 200 respiradores e insumos para conter a pandemia do novo coronavírus. Confira a matéria.

Um avião da empresa Ethiopian Airlines, fretado pelo Governo do Ceará, pousou na tarde de segunda-feira (18), em Fortaleza, com 200 respiradores e 103,7 toneladas de insumos vindos da China para serem utilizados na rede estadual de saúde. O material adquirido será um reforço para os hospitais e unidades de saúde que serão expandidos com novos leitos.

“Pousou há pouco, em Fortaleza, avião com 103,7 toneladas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e 200 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado. Serão equipamentos a mais para nossos hospitais públicos de Fortaleza e do interior do estado. Tudo continuaremos fazendo para proteger os cearenses e salvar vidas. Seguimos firmes nessa luta!”, disse o governador Camilo Santana (PT) em suas redes sociais.

A aeronave aportou com respiradores e com os equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente ao atendimento de pacientes nas unidades de saúde em todo o Estado e na manutenção das regras de isolamento social, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado.

O governador Camilo Santana anunciou junto ao secretário de Saúde do Estado, dr. Cabeto, em live no final da tarde desta segunda-feira (18), que já estão planejando a distribuição dos respiradores para todo o Ceará. “Vamos montar mais 200 UTIs no interior e na capital. Dr. Cabeto estava há pouco fazendo esse planejamento. Vamos garantir EPIs para os nosso profissionais de saúde trabalharem. Tudo que há de melhor e exigido no protocolo médico para esse enfrentamento. Estou feliz com a chegada dessa aeronave. A partir de amanhã vamos começar a distribuição desse material”, relatou.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, uma parte dos equipamentos ficarão dentro de Fortaleza, nas unidades do Estado, e em algumas unidades de pronto-atendimento que estão sendo inauguradas. O Estado também vai enviar respiradores e insumos aos municípios de Icó, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Maracanaú, Caucaia, Tianguá, Limoeiro do Norte e para unidades menores, onde possa ser realizado o primeiro atendimento.

Camilo reforçou o empenho da gestão, salientando que o lema é salvar vidas. Foram, segundo ele, mais de 2000 mil leitos entre UTIs e enfermarias implantadas exclusivamente para covid no Ceará. “Já recuperamos quase 15 mil pessoas. Estou otimista com a chegada desses respiradores que vão poder atender mais cearenses. Espero a cada dia minimizar o impacto dessa pandemia salvando vidas”.

Foto: Mateus Dantas