Profissionais de saúde terão atendimento psicológico online

18/05/2020 - Rochelle Nogueira

Preocupados com a saúde mental dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à covid-19, a Prefeitura Municipal de Fortaleza criou o projeto ‘Sintonia’. A ideia é acolher esses profissionais oferecendo atendimentos virtuais na área de psicologia e psiquiatria.

Com início na sexta-feira (15), 110 psicólogos municipais estão atuando no projeto. Eles possuem cadastro profissional no Conselho Federal de Psicologia e passaram por um treinamento em Primeiros Socorros Psicológicos. A capacitação foi realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Universidade de Fortaleza e a Escola de Saúde Pública do Ceará.

Os interessados em participar podem acessar o site: www.sintonia.org.fortaleza.ce.gov.br, responder o formulário eletrônico, com preenchimento dos dados pessoais, indicativo dos motivos que levaram a buscar atendimento e sugestão de dia para o atendimento.

O serviço está disponível aos profissionais de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, podendo ser ampliado conforme a demanda. Vale ressaltar que o atendimento é destinado exclusivamente aos profissionais das unidades de saúde que estão atuando na epidemia, para os que estão em isolamento domiciliar ou em teletrabalho.

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, destacou o empenho da Prefeitura no suporte aos profissionais da área da saúde da rede municipal de Fortaleza, na prestação de apoio emocional e na assistência aos trabalhadores que estão atuando na linha de frente desta pandemia.

“É com alegria que venho aqui falar do novo programa da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Esse programa é chamado sintonia e visa oferecer apoio emocional aos profissionais de saúde de Fortaleza. Desde que o coronavírus chegou a nossa cidade, nós temos enfrentado muitos desafios e em especial os profissionais de saúde que estão na linha de frente e precisam ser muito bem cuidados. Os profissionais que precisarem desse apoio emocional basta  entrar no site, preencher o formulário, e muito em breve terão suas as consultas marcadas. Serão consultas de 50 minutos. Estamos disponibilizando 110 psicólogos da nossa rede municipal. E eu quero aqui muito carinhosamente agradecer a todos os apoiadores”, disse Carol Bezerra em postagem nas redes sociais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento visa identificar reações de crises emocionais e realizar intervenções para o alívio de sintomas emocionais, facilitando a adaptação e prevenindo o agravamento de doenças mentais. No atendimento também será possível orientar, avaliar e realizar encaminhamentos à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

“O enfrentamento à covid-19 é repleto de muitos desafios e nele os dos profissionais de saúde, as pessoas que trabalham nas nossas unidades, que precisam conviver com a nova doença e trazer conforto, atendimento e tratamento aos pacientes portadores de covid-19. Então, se você se sente necessidade desse tipo de ajuda, de suporte, entre em contato conosco através do site que nós iremos agendar o seu atendimento virtual, para que você possa ter mais tranquilidade no enfrentamento à covid-19 ”, evidenciou a secretaria da Saúde do Município, Joana Maciel.

Foto de arquivo pessoal

“A iniciativa é válida. Realmente eu acredito que os profissionais precisem desse apoio, desse amparo. Aqui no Hospital da Mulher já contamos com o apoio dos psicólogos da Casa que fizeram um projeto intrínseco com atendimento aos nossos funcionários. Eles têm direito a terapia ocupacional, psicólogos e também a fisioterapia, de acordo com a necessidade ele é atendido. Já que a Prefeitura está disponibilizando também esse serviço para as unidade de saúde, para outros hospitais, eu acho de extrema valia. Realmente nossos profissionais eles se sentem mais seguros quando encontram apoio psicológico, amparo. A Prefeitura está ofertando o ‘Sintonia’, de forma online, é, para nós, uma segunda alternativa. Eu acho que é válido sim”.

Danielle Albuquerque, Presidente do Centros de Estudos e Coordenadora da educação permanente do hospital Dra. Zilda Arns Neumann.

Foto: Mateus Dantas