Proteção alimentar: taxistas, mototaxistas e transporte escolar começam a receber cestas básicas

14/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os profissionais que se enquadram no projeto Renda em Casa deve conferir todos os prazos e condições para participar da ação.

Cada vez mais se faz necessário a realização de políticas públicas para tentar amenizar os impactos econômicos enfrentados pela população em meio a pandemia do novo coronavírus. Nessa tentativa, o projeto da Prefeitura de Fortaleza “Renda em Casa”, implementado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), vem permitindo que empreendedores cadastrados no Município possam ter condições mínimas de subsistência através da distribuição de cestas básicas e auxílio financeiro.

Com mais de 20 anos exercendo a profissão de mototaxista, Valmir de Sousa, casado e pai de dois filhos, relatou as dificuldades enfrentadas por sua família com a redução de seu trabalho e destaca como positiva a iniciativa da Prefeitura em ajudar a categoria. “Com essa pandemia eu estou mais parado em casa. Essa cesta básica vai nos ajudar muito e espero que o prefeito continue investindo mais na saúde e no auxílio aos trabalhadores”, disse.

O projeto Renda em Casa, coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), dividiu em dois grupos os beneficiários do projeto. Os profissionais podem consultar as informações sobre o seu benefício no site Renda em Casa digitando o CPF.

Grupo 1: formado por feirantes, ambulantes, artesãos e empreendedores cadastrados nos projetos Meu Carrinho Empreendedor, Mulher Empreendedora e Meu Bairro Empreendedor. Esse grupo vai receber uma ajuda de custo, no valor de R$ 100 por dois meses – podendo ser renovável por mais dois meses.

Grupo 2: formado por mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, motoristas de transporte escolar, carroceiros e catadores de recicláveis. Esses profissionais vão receber um auxílio, em forma de cesta básica – podendo ser renovável por mais dois meses.

Segundo o coordenador de desenvolvimento econômico da Secretaria, Paulo Barbosa, o projeto Renda em Casa atenderá cerca de 30 mil pessoas e destacou ainda que junto com a entrega das cestas básicas vai ser entregue um kit contendo duas máscaras de tecido. “Estamos montando uma programação especial para a entrega das cestas para evitar a aglomeração. O Renda em Casa visa amenizar o sofrimento das categorias beneficiadas pelo o projeto”, pontuou.

>> Auxílio de R$ 100 reais começa a ser pago a feirantes, ambulantes e artesãos

De acordo com a SDE, os profissionais (taxistas, mototaxistas e transporte escolar) podem consultar a retirada da cesta básica no site Renda em Casa. Para os profissionais de aplicativo e catadores de resíduos sólidos a SDE está fazendo a coleta de banco de dados para disponibilizar as cestas básicas. O órgão está entrando em contato com as cooperativas e entidades representativas das categorias. A previsão de entrega para esses profissionais é a partir da próxima semana.

Já os trabalhadores pertencentes ao grupo 1 do projeto que tem direito ao auxílio de R$ 100 reais, a secretaria informa que os profissionais cadastrados na Prefeitura já estão recebendo o benefício, sendo depositado de forma integral no valor de R$ 200 reais, referente aos meses de abril e maio.

Para maiores informações sobre o projeto Renda em Casa acesse o site (https://rendaemcasa.fortaleza.ce.gov.br/).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Informações: Prefeitura de Fortaleza