Fiscalizações durante isolamento rígido encerra 19 feiras livres na Capital

14/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Agefis realizou 157 operações pela Cidade desde o início do isolamento social rígido no último dia

Com as novas medidas para a contenção do novo coronavírus no Capital, os órgãos de fiscalização e segurança pública vem intensificando as ações em diversos bairros. Em operações, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou 157 ações de prevenção e monitoramento entre sexta-feira (8) e a manhã desta quarta-feira (14), encerrando 19 feiras de rua.

As feiras encerradas ocorriam nos bairros Messejana, São Cristóvão/Jangurussu, Parque Santa Maria (Rua Coronel José de Moura), Autran Nunes, Parque Santa Rosa, Serrinha (Rua Freire Alemão X Rua Santiago), Henrique Jorge (Av. Aluísio Azevedo, Av. Prof.Paulo Lopes e Av. Porto Velho), Santa Cecília, Conjunto Palmeiras, Álvaro Weyne, Cais do Porto, Canindezinho, Pici, Demócrito Rocha, Sapiranga, Tancredo Neves, Mucuripe. As equipes recolheram estruturas montadas, atuaram para a dispersão de aglomerações e entregaram máscaras para as pessoas que não estavam utilizando a proteção.

Os bairro que estão localizadas as feiras vem registrando um crescimento nos casos de coronavírus, dentre eles Messejana e Jangurrusu estão entre os bairros com maior número de óbitos.

>>>Número de casos de Covid-19 em Fortaleza dobrou a cada 5 dias desde o início de maio

As ações da Agefis contam com o apoio da Inspetoria de Meio Ambiente (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA). No balanço apresentado pela Agefis foi registrado a apreensão de um paredão de som, fechamento de estabelecimentos de serviços não essenciais, além de abordagens educativas na filas no entorno de agências bancárias.

Polícia Militar

O órgão registou em sete dias de trabalho 794 ocorrências atendidas após informações repassadas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por meio de ligações para o 190. Desse número, foram 523 casos de aglomerações de pessoas, 208 de comércios abertos e 63 de pessoas que descumpriram alguma norma do decreto.

As Áreas Integradas de Segurança (AIS) que mais registraram ocorrências foram as AISs 1, 7 e 3 (https://www.sspds.ce.gov.br/ais/). As estatísticas foram geradas por meio de relatório do Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC) instalado na sede da SSPDS, com a presença física e remota de representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e demais instituições envolvidas no plano operacional.

Também de acordo com os levantamentos feitos pelo GCEC, mais de 33 mil veículos foram abordados. Os condutores que não tiveram seus deslocamentos justificados foram orientados a retornarem aos seus domicílios. Os trabalhos integrados permanecem até o fim do decreto, no dia 20 de maio.

Agências bancárias

As ações de fiscalização vem atuando na organização das filas no entorno das agências da Caixa Econômica Federal, que apresentam grandes aglomerações. Além do trabalho educativo de conscientização sobre a importância do distanciamento social, as equipe realizam a distribuição de máscaras e álcool em gel.

As operações no entorno de agências bancárias contam com o apoio da Guarda Municipal, da Defesa Civil, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), de Agentes de Cidadania e de educadores sociais da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

Recursos como câmeras de monitoramento, drone com autofalante, caixas de som portáteis, megafones e carros de som também são utilizados para identificar aglomerações, auxiliar no ordenamento de filas e veicular mensagens orientativas para a prevenção ao vírus. Durante as madrugadas, as equipes monitoram diversos pontos tradicionais de realização de feiras para coibir, de forma antecipada, a montagem das estruturas para o comércio nos espaços públicos.

Na última semana, durante o plantão noturno, a Agefis realizou apreensões de cadeiras que estavam sendo utilizadas para a venda de lugares em filas no entorno de agências da Caixa Econômica. O maior volume de cadeiras, bancos de plásticos, banquetas e cavaletes foi constatado nas agências dos bairros Messejana e Parangaba.

Denúncias

O trabalho é realizado a partir de busca ativa por meio das rotas fixas e volantes das equipes. As denúncias da população são recebidas pelo canal 156 e pelo 190 (Ciops). O número de denúncias está sendo consolidado pela SSPDS.

Com informações da Agefis e SSPDS

Fotos: Mateus Dantas