Atendimento remoto: confira vagas de emprego e solicite o seguro-desemprego no Sine Municipal

13/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O atendimento ao trabalhador pelo Sine Municipal será feito excepcionalmente via e-mail institucional ou por telefone.

O atendimento e serviços prestados ao cidadão por órgãos públicos vem ganhando um novo formato diante da pandemia da Covid-19, com o teleatendimento e o home-office. Seguindo as medidas de segurança e de isolamento social, o Sine Municipal, sob a gestão Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), disponibilizou os serviços por meio remoto. Os trabalhadores que precisarem solicitar o seguro-desemprego ou obter informações de oferta de vagas de emprego devem acessar o atendimento remoto através do e-mail: sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3105-3712. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O órgão informa que por meio dos canais de atendimento será possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços online. Ainda segundo a SDE, o trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema.

Para os trabalhadores que precisarem dar entrada no seguro-desemprego, o requerimento pode ser feito pelo site do Ministério da Economia, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). O benefício é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa e pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão.

Solicitação de seguro-desemprego: Para o requerimento no benefício o trabalhador deve ter em mãos o RG, CPF, CTPS e requerimento do seguro-desemprego, que deve ser solicitado ao empregador. A liberação da primeira parcela acontece 30 dias após a solicitação. Depois de aprovado, o saque do seguro-desemprego é pago pela Caixa Econômica Federal.

Outra ferramenta que o cidadão também pode utilizar para consultar ou se cadastrar em vagas de trabalho sem sair de casa, é o aplicativo Sine Fácil Trabalhador (disponível para Android e iOS). No app, criado pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Ministério da Economia, o órgão disponibiliza ao trabalhador informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

O Sine Municipal disponibiliza vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD). Os equipamentos da Prefeitura de Fortaleza são geridos pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Ministério da Economia.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza