Primeira etapa do novo Hospital da Criança atenderá pacientes com Covid-19

12/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O novo equipamento de saúde será utilizado emergencialmente no atendimento de pacientes com coronavírus.

Hospital da Criança - Foto: PMF

Visando ampliar ainda mais as estruturas de atendimento da população no combate ao novo coronavírus, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou, nesta última segunda-feira, 11, a conclusão da primeira etapa do novo Hospital da Criança, no bairro Henrique Jorge, que será utilizado emergencialmente no atendimento para pacientes da Covid-19. Com previsão da entrega final da obra entre os dias 25 e 30 deste mês, a unidade contará com 75 novos leitos adaptados à internação.

Segundo o gestor municipal, a ala será integrada à unidade Covid-19 do Hospital da Mulher, que já funciona com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 de enfermaria. Segundo o prefeito, a gestão já está adquirindo os equipamentos necessários para o início do funcionamento do novo equipamento de saúde.

Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio também falou sobre a abertura da unidade Covid-19 do Frotinha do Antônio Bezerra, que contará com 10 leitos de UTI, 16 semi-intensivos e 16 de enfermaria; além de novos 40 leitos de enfermaria com suporte de oxigênio no Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2), que já começou a receber pacientes deste o dia 11 de maio.

Indicadores da Covid-19

Com base nos dados atualizados desta terça-feira, 12, pela nova plataforma do IntegraSUS, houve uma pequena redução nos indicadores de ocupação nos hospitais. Segundo os dados, a cidade de Fortaleza conta atualmente com 1.149 leitos de enfermaria ocupados, que corresponde a 86,43% de ocupação e 674 leitos de UTI’s ocupados, correspondente a 96,29%, distribuídos em 13 hospitais públicos e 8 privados.

No interior do estado a taxa de ocupação das enfermarias por conta da pandemia chega a 39,34% e nos leitos de UTI’s a taxa é de 58,24%. O número de casos confirmados do novo coronavírus na capital já chegam a 12.134 e os casos em investigação são de 20.148.

>> Leitos: IntegraSUS divulga indicadores sobre taxa de ocupação no Ceará

Informações: Prefeitura de Fortaleza e IntegraSUS.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza