População segue sem resposta do Governo Federal sobre auxílio emergencial

12/05/2020 - Ana Clara Cabral

Além do silêncio do Governo Federal sobre motivos do atraso, anúncio de novo calendário é adiado.

Com data previamente marcada para 27 de abril, a segunda parcela do auxílio financeiro teve adiantamento cogitado para 23 de abril, mas logo depois cancelado. Com um atraso oficial de 15 dias a parcela segue sem justificativa do Governo Federal.

De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o anúncio do novo calendário de pagamento, que seria feito por ele mesmo até o final da semana passada, será feito pelo presidente Jair Bolsonaro nos próximos dias. A Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos, está no aguardo das novas datas.

O auxílio emergencial é uma ação voltada para a população mais vulnerável financeiramente durante o período de enfrentamento à pandemia da Covid-19. São três parcelas de R$ 600, cuja primeira já foi paga a partir do dia 9 de abril. A segunda parcela, segundo antigo calendário, deveria ser paga a partir do dia 27 de abril. E a terceira, em 26 de maio.

A medida, que deveria ser urgente para amparar população que mais sofre com o impacto do necessário isolamento social, desde o início enfrenta questionamentos sobre a demora no atendimento, na análise, no pagamento, além de falhas no aplicativo e falta de informações.

Leia mais:

Problemas em receber o Auxílio Emergencial? Saiba o que fazer

Auxílio Emergencial: entenda melhor o processo do cadastro ao pagamento

Foto: Érika Fonseca