Pessoas em tratamento de doenças infectocontagiosas têm tratamento garantido

12/05/2020 - Rochelle Nogueira

Diante da pandemia de coronavírus no Estado do Ceará, o Hospital São José continua prestando atendimento aos pacientes com Infecção Sexualmente Transmissível.

Durante este período de pandemia da covid-19, o Hospital São José (HSJ), referência no tratamento de doenças infectocontagiosas no Nordeste, montou um esquema diferenciado para manter o atendimento emergencial dos pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ou aqueles que suspeitem terem sido infectados por hepatite ou HIV.

No caso de suspeita, os pacientes devem buscar atendimento no Hospital São José onde passarão por triagem e testes rápidos. Se comprovada eles passarão por consulta na emergência, onde também serão orientados sobre medicamentos.

No Hospital São José, por exemplo, o serviço é prestado por uma equipe multidisciplinar do ambulatório de especialidades, coordenado pela enfermeira Tereza Raquel Fernandes. “É uma estratégia especial para atender pessoas que têm sintomas ou acreditam terem sido contaminadas por ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como HIV e hepatite, doenças graves e que necessitam desse cuidado imediato”, explicou.

Segundo portal do Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas por meio do contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa infectada, da mãe para a criança durante a gestação, parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas pelo contato de mucosas ou pele com secreções corporais contaminadas.

Importante ressaltar que o tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Sintomas das infecções sexualmente transmissíveis

Podem se manifestar por meio de: feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua).

Medicamentos

Os medicamentos podem ser recebidos no HSJ com a apresentação da receita na farmácia hospitalar. Quem já é paciente do Hospital e precisa renovar a receita para continuar o tratamento, deve entrar em contato com o ambulatório e realizar o agendamento.

O Hospital Dia, reservado para receber pacientes cuja medicação necessita de preparo e/ou aplicação intravenosa, funciona normalmente nas manhãs de sexta-feira, reservado à assistência de pacientes que se tratam de tuberculose. “Viabilizamos tudo que foi possível dentro desse contexto de pandemia. O importante é que os pacientes não deixem de se tratar”, finaliza Tereza Raquel.

Foto: Mateus Dantas