Pacientes curados pelo novo coronavírus podem voltar a vida normal

12/05/2020 - Rochelle Nogueira

Após passar pela a infecção do covid-19, pacientes recuperados seguem a vida normalmente. Para o infectologista é importante realizar a testagem de anticorpos coronavírus IgG para saber se está imune ao vírus.

Desde a confirmação dos primeiros casos de covid-19 no Estado do Ceará em março deste ano, os números cresceram rapidamente. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) até o dia 11 de maio, 17.587 cearenses foram infectadas pelo novo coronavírus no Estado. Destes, 8.563 é o quantitativo de indivíduos curados pela doença, o que representa 48,69% de restabelecidos pela pandemia. Após a recuperação, qual deve ser o procedimento e os cuidados?

Foto de arquivo pessoal

A enfermeira Priscilla Leite, 31 anos, trabalha em um hospital particular de Fortaleza. Por volta de 12 de abril começou a sentir os primeiros sintomas da covid-19 como dor de cabeça, dor pelo corpo e o estado febril. Após 6 dias ela procurou o hospital devido a tosse seca e o cansaço. “Não sentia vontade de comer e o melhor jeito de ficar era deitada, pois não tinha coragem pra nada”, disse. Com 9 dias internada, Priscilla passou 7 deles em uma UTI precisando ficar boa parte do tempo entubada.  

Após a luta pela sua vida, 11 dias após ter tido alta do hospital, Priscilla reforça que mantém os mesmos procedimentos utilizados antes de se infectar com o coronavírus. “Eu tenho um bebê de 6 meses e a minha maior dúvida quando sai de alta foi saber da médica se poderia ter contato com o meu filho e ela disse que poderia sim. Meu esposo ficou cuidando dele, mas nenhum dos dois apresentaram sintomas. Mesmo estando curada continuo usando a proteção da máscara, álcool em gel, e em casa uso água sanitária e álcool nas superfícies”, falou. A enfermeira que está afastada aguardando perícia médica, ressalta que por ela já teria voltado ao trabalho e estaria novamente na linha de frente.

Testagem pós-tratamento

O médico infectologista Dr. Anastácio Queiroz ressalta a importância do Teste de Anticorpos Coronavírus (IgG) para a detecção de anticorpos no corpo dos pacientes. Segundo ele, a confirmação do IgG significa a cura e a imunidade à doença.

“Pelo conhecimento que nós temos e mesmo sendo uma doença nova, a pessoa que teve coronavírus e que faz o exame de sangue, teste rápido ou sorológico e tem o anticorpo IgG, nós consideramos essa pessoa curada e imune. Isso vai mudar com o conhecimento laboratorial do vírus, mas é isso que a gente considera hoje”, relatou.

Saiba mais:

IgG : as Imunoglobulinas (Ig), também conhecidas como anticorpos, são moléculas produzidas em resposta a antígenos. O IgG indica que a pessoa está produzindo os anticorpos que conferem imunidade a longo prazo.

Foto: Arquivo pessoal