Perguntas e respostas mais frequentes sobre a Covid-19

11/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza, por meio das suas redes sociais, tem recebido uma série de questionamentos sobre a Covid-19. Com base em fontes seguras, respondemos algumas das perguntas mais frequentes: Fui infectado, fiquei em isolamento total e fui curado. Corro o risco de contrair o vírus novamente ou fico imune? Ainda sou capaz de […]

Com base em fontes seguras, respondemos algumas das perguntas mais frequentes:

Fui infectado, fiquei em isolamento total e fui curado. Corro o risco de contrair o vírus novamente ou fico imune? Ainda sou capaz de transmitir?

Não há estudos suficientes que comprovem, com absoluta certeza, a reinfecção pelo novo coronavírus. Existem algumas evidências de reinfecção, mas, somente com elas, não foi possível, ainda, comprovar cientificamente. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assegura que, com a recuperação da Covid-19, até então, não há mais risco de transmitir a doença.

Tenho dor de cabeça, dor no corpo, tontura, mal estar, fraqueza, perda de paladar, calafrio, menos tosse e febre. Pode ser Covid-19?

Sim. Nem sempre um paciente com Covid-19 apresenta todos os sintomas conhecidos de uma só vez. Em dúvida, relate sua situação para o TeleSaúde 24h: 0800 275 1475.

Estou com os sintomas e o médico aconselhou a ficar em casa e só procurar atendimento em caso de falta de ar intensa e febre persistente. Devo ficar de repouso? Que tipo de alimentação é a adequada?

As recomendações básicas para quem pode tratar a Covid-19 em casa são repouso, hidratação, medicação para controle de febre e alimentação saudável e regular. Priorize alimentos naturais como frutas, verduras e legumes e evite consumir industrializados ricos em gorduras e açúcares.

É possível ser infectado através da relação sexual?

Não pela relação sexual, mas, sim, pelo beijo. Considerando que uma das formas de transmissão do coronavírus é por gotículas de saliva.

Como deve ser o isolamento em casa para quem está com sintomas?

O paciente deve ficar em ambiente ventilado e totalmente isolado dos outros moradores da casa. Não deve receber visitas. Deve usar máscara e não compartilhar objetos pessoais. O cuidador, se houver, deve usar máscara e lavar as mãos sempre que tiver tido contato com algum objeto tocado pelo paciente. Na casa, o cuidado com a higiene deve ser dobrado.

Tomar vitamina C e própolis ajudar a combater os sintomas do coronavírus?

Não há evidência científica de que vitamina C, própolis ou outras substâncias protejam contra o novo coronavírus. Contudo, pode fortalecer a imunidade de forma geral.

A azitromicina funciona no tratamento da Covid-19?

Por ser um antibiótico, a azitromicina não ataca vírus. Antibióticos são indicados em tratamentos contra bactérias.

A ivermectina vem sendo receitada por médicos para o tratamento da Covid-19. Ela é eficaz?

A ivermectina é uma medicação que combate vermes e parasitas. Estudos relacionados ao uso desta substância no tratamento da Covid-19 não foram finalizados. Portanto, não há evidência clínica do remédio contra o novo coronavírus. Além disso, o medicamento não consta no protocolo de manejo clínico da Secretaria da Saúde do Ceará para pacientes com a Covid-19. Veja o protocolo completo em: coronavirus.ceara.gov.br

Como deve ser feita a desinfecção da casa de quem tem ou já teve a Covid-19 para não haver o risco de contaminar outros parentes?

Limpe e desinfete (com água e sabão, detergente, álcool 70% e/ou água sanitária) todos os locais e objetos da casa tocados com frequência. Principalmente, todos os locais e objetos tocados pela pessoa que tem ou que já teve a Covid-19. Lave as mãos em seguida.

Fumantes correm mais risco de infecção pelo novo coronavírus?

Sim. Há probabilidade de fumantes serem mais vulneráveis à Covid-19 por dois fatores: se os dedos ou o próprio cigarro estiverem contaminados, a contaminação pode ocorrer já no ato de levar o cigarro à boca. Além disso, fumantes podem já ter doença pulmonar ou capacidade pulmonar reduzida, o que aumenta o risco de agravamento da doença, caso haja a infecção.

Em quanto tempo uma pessoa infectada de forma leve está curada da doença?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima uma média de duas semanas para a recuperação clínica de pacientes com Covid-19.

O coronavírus pode causar sequelas mesmo depois de curado?

Segundo a Fiocruz, algumas infecções graves por coronavírus, que demandam terapia intensiva e ventilação mecânica, por exemplo, podem provocar certa perda de função respiratória. Isso é raro. A maior parte dos casos evolui para uma melhora sem sequelas.

É possível ser contaminado por comidas pedidas via delivery de restaurantes?

Não há registro de contaminação pelo novo coronavírus por meio de alimentos. Há a preocupação com a transmissão de pessoa para pessoa e com o contato com superfícies e objetos infectados. Por isso, é importante evitar contato com entregadores e higienizar embalagens e as próprias mãos assim que receber as encomendas.

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS) | Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) | Ministério da Saúde | Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) | Sociedade Brasileira de Diabetes | Portal Drauzio Varella | Governo do Ceará | Prefeitura de Fortaleza.

Reportagem: Luana Severo

Foto: SG Propag