Isolamento social no Ceará chega a 53,60% e é o terceiro maior do Brasil

11/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Dados sobre obediência aos decretos de isolamento social estão sendo acompanhados pela InLoco, empresa de tecnologia de geolocalização

Movimentação nas ruas de Fortaleza

No último domingo, 10, Dia das Mães, o Ceará teve a terceira maior taxa (53,60%) de obediência ao isolamento social no Brasil. Registrado pela empresa de tecnologia de geolocalização InLoco, o índice acompanhou o terceiro dia de endurecimento do isolamento em Fortaleza, cidade com maior concentração de casos e óbitos de Covid-19 no Estado.

O modelo mais rígido do decreto estadual de isolamento social, que passou a valer na última sexta-feira, 8, tornou obrigatório o uso de máscara, restringiu ainda mais a circulação de pessoas e veículos e instalou barreiras policiais nas entradas e saídas da Capital.

No entanto, apesar do endurecimento do isolamento, permanecem aglomerações de pessoas e funcionamento de comércios considerados não essenciais. Das 19 horas da última quinta-feira, 7, até as 8 horas desta segunda-feira, 11, equipes de segurança pública estaduais e municipais atenderam a 545 ocorrências em Fortaleza. Destas, 380 eram aglomerações, 132 comércios não autorizados funcionando e 33 outros descumprimentos ao decreto estadual. Além disso, os órgãos abordaram pelo menos 24 mil veículos neste período.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a maior parte das desobediências ao decreto foram registradas em bairros como, por exemplo, Aldeota, Cais do Porto, Praia de Iracema, Varjota, Vicente Pinzon, Álvaro Weyne, Carlito Pamplona, Centro, Monte Castelo, São Gerardo, Barra do Ceará, Cristo Redentor, Floresta, Pirambu e outros.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), por sua vez, executou 54 ações entre a última sexta-feira e ontem, entre vistorias preventivas em feiras, dispersões de aglomerações em praças e estabelecimentos comerciais e monitoramento no entorno das agências bancárias. A maior parte das abordagens, segundo o órgão, foi em espaços como o entorno do Mercado dos Peixes, no Mucuripe, a praça da Gentilândia, no Benfica, e nos bairros Vicente Pinzón, Parque Presidente Vargas, Cidade 2000, Carlito Pamplona, Bom Jardim e Planalto Ayrton Senna, além de em shoppings não estavam autorizados a executar serviços de drive-thru.

Os fiscais também chegaram a apreender um paredão de som na noite de sexta-feira, na avenida Bernardo Manoel, Itaperi. O condutor do veículo foi multado em R$ 1.346,93.

Comparação com outros estados

No ranking da InLoco, o Ceará só perde em melhores índices de isolamento social para o Amapá (53,85%) e o Pará (54,95%). Contudo, um dia antes, no sábado, 9, o Estado havia chegado a ficar em primeiro lugar no País.

Veja a evolução do isolamento social no Ceará nos últimos dias:

• 10/05: 53,60%
  • 09/05: 50,76%
  • 08/05: 48,67%
  • 07/05: 47,70%
  • 06/05: 47,98%
  • 05/05: 46,49%
  • 04/05: 46,81%

Denúncias

Quem souber de descumprimento às medidas de isolamento impostas no decreto estadual (nº 33.574), pode denunciar ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Érika Fonseca