Corpo de Bombeiros realiza lives com exercícios físicos para pessoas da terceira idade

11/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Programa é desenvolvido em 18 municípios, em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 21 mil pessoas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) está levando para dentro dos lares dos cearenses o Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS), que tem mobilizado grupos de vários municípios do Estado. As lives intituladas “Bombeiros em casa com a melhor idade” acontecem duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras. Na segunda-feira passada (4) a live ultrapassou 7.400 visualizações e na de quinta (07), 6.073. Nos vídeos são apresentados exercícios de dança e alongamento.

Nesta segunda-feira, 11, durante a transmissão ao vivo mais de 590 pessoas interagiram na aula, que teve duração de cerca de 40 minutos. O anfitrião foi o Major Roberto Giuliano. O alongamento foi coordenado pelo Cabo Emilio com o uso de bastão e a dança pelo Sargento Rui de Souza. A ação pioneira no Brasil é transmitida ao vivo pelo Youtube do Corpo de Bombeiros, os participantes interagem pelo chat motivando amigos a participarem, há também vários compartilhamentos. A live também realiza sorteios entre os participantes com kits de produtos de prevenção contra o coronavírus, para quem envia vídeos pelo Youtube ou quem segue o perfil dos Bombeiros pelo Instagram e marca duas pessoas.

Os vencedores na semana passada foram anunciados pelo tenente coronel Claudio Barreto, coordenador de projetos sociais do Corpo de Bombeiros. Pelo Youtube ganharam o kit: Margarida Pereira e Isabel Cristina, do núcleo Ellery; Ozelina da Costa, do Conjunto Palmeiras; Rosimeire Nascimento da Silva, da Parquelândia, Maria Ionete, do Parque Santo Amaro. Pelo Instagram venceram: Maiara Tavares e Luciana Senna. A próxima live acontece na próxima quinta-feira, dia 14, as 16h30.

O Major Giuliano também durante a transmissão dá dicas de prevenção contra o coronavírus e anuncia os canais de comunicação do Governo do Estado, onde são tiradas dúvidas sobre sintomas e atendimentos de pessoas acometidas. Com o isolamento social, e a não realização dos encontros presenciais, os coordenadores do Programa resolveram propor a realização das lives que tem tido grande aceitação dos participantes.

O tenente coronel Barreto, no final da transmissão, destacou que as lives têm aproximado cada vez mais os Bombeiros da comunidade e integrado os que já participam do Programa. “Esse é um espaço de troca e de fortalecimento das amizades e também de acompanhamento dos nossos grupos para que durante esse período mantenham as atividades físicas”, pontuou.

O Programa

O Saúde, Bombeiros e Sociedade nasceu em 2003 como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) com a finalidade de executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. Também tem o objetivo de realizar campanhas socioeducativas e eventos cívicos, além de prestar esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes doméstico.

No início funcionava apenas em Fortaleza, mas, com o passar do tempo, foi se expandindo e hoje já é desenvolvido em 18 municípios, em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 21 mil pessoas. Atualmente, são 203 núcleos em Fortaleza, 77 na Região Metropolitana e 72 em municípios do interior do Estado, totalizando 352 núcleos cadastrados junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do CBMCE. Desde março do ano passado o Projeto passou a ser política de estado.

Foto: Érika Fonseca