Túneis de Higienização serão instalados em todos terminais de ônibus da Capital

08/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O túnel foi criado por servidores municipais, em parceria com a Ecofor Ambiental e tem funcionamento acionado por sensores de presença.

Com o aumento do número de infectados por coronavírus na Capital novas medidas começam a ser adotadas. A Prefeitura de Fortaleza iniciou a fase de testes do Túnel de Higienização no Terminal de Ônibus do Siqueira. O equipamento foi instalado na entrada da bilheteria pela Avenida Osório de Paiva.

O objetivo é fazer com que os usuários antes de utilizarem o transporte coletivo passem pelo local para que estejam livres do coronavírus. Segundo o coordenador de operações da Etufor, Raimundo Rodrigues, o equipamento tem tido uma boa receptividade da população que utiliza o terminal, sendo considerada mais uma forma de proteção contra o Covid-19.

O equipamento foi desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Ecofor Ambiental e funciona a partir de jatos de uma solução feita com 5 litros de dióxido de cloro a 7% para cada mil litros de água, que são lançados nos passageiros por meio de aspersores, acionados automaticamente, assim que eles passam por dentro do túnel de higienização.

Segundo Rodrigues, essa proporção não causa nenhum prejuízo para a saúde do usuário e facilita a eliminação coronavírus. Ele observa que o equipamento está em fase de testes para ver a aceitação do usuário e para a realização de alguns ajustes. “Já estamos pensando em instalar túneis nos outros seis terminais. Iniciamos pelo Siqueira e até o momento percebemos que a população está reagindo da melhor forma possível, aceitando bastante, porque é uma ação de eliminar o vírus. Tivemos diversas pessoas elogiando mais essa iniciativa da Prefeitura,” afirmou.

Outras ações

O coordenador de Operações da Etufor afirma que além do Túnel de Higienização, a Prefeitura vem realizando outras ações nos terminais, como a instalação de pias nas áreas externas, com água, sabão e álcool gel, disponíveis 24 horas. Uma equipe da Etufor também vem realizando a limpeza dos ônibus a cada viagem, borrifando corrimões, bancos e demais locais dos veículos, para somente depois este retornar a operação. Também cita as desinfecções feitas por equipes da Etufor nas plataformas e áreas de circulação dos usuários nos terminais.

Destaca, ainda, a parceria com o Exército Brasileiro, que já fez ações nos terminais Papicu e Antônio Bezerra, realizando a desinfecção em todas as áreas. Outra medida realizada nos equipamentos foi a entrega de máscaras para usuários do sistema de transporte. Foram destinadas 600 mil peças para esse fim, beneficiando também a cadeia produtiva.

Fotos: Mateus Dantas