Cidadão pode solicitar seguro-desemprego pela internet

08/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Site sine/IDT

O Sine/IDT, pensando na dificuldade que alguns trabalhadores estão tendo para dar entrada no Seguro-Desemprego através da internet, acaba de disponibilizar dois novos canais de atendimento para facilitar a solicitação do benefícios e a comunicação com a população, são eles: um número de WhatsApp e um chat na página oficial do Instituto. Pelo WhatsApp, é possível ter acesso a todas informações necessárias sobre o benefício, como prazos, documentações, formas de acesso ao serviço online e um tira dúvidas.

Já através por intermédio do chat, o trabalhador que estiver com qualquer problema para ter acesso à plataforma Gov.br, poderá conversar diretamente com um atendente, enviar sua documentação e realizar o cadastro do seguro no sistema. O objetivo é facilitar o acesso ao benefício, resolvendo pendências e aproximando o trabalhador dos atendentes. A procura pelo atendimento online tem sido a única forma atualmente de acesso ao pedido do benefício, diante do fechamento das agências devido a pandemia do novo coronavírus.

O Ceará é o terceiro estado em número de pedidos de seguro-desemprego durante a crise do novo coronavírus no Nordeste. Entre a segunda quinzena de março e a primeira de abril, quando ocorreu o início do isolamento social, foram 14.664 trabalhadores demitidos sem justa causa que solicitaram o auxílio no Estado, sendo que 12.641 pediram via web, ou seja, 86% do total. Na primeira quinzena de abril, o total de atendimentos via web no Ceará atingiu 97,4%. Já na primeira quinzena de março, quando ainda não havia sido definida a adoção do isolamento social, o Estado registrou 8.785 pedidos de seguro-desemprego, sendo que apenas 22% (2.012) foram feitos via internet.

Em todo o país, na primeira quinzena de abril, 90,2% das solicitações de seguro-desemprego foram realizadas via web, seja pelo gov.br/trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. No mesmo período do ano passado, este número representava apenas 1,6%. Em meses anteriores, as agências estaduais e municipais respondiam por uma média de requerimentos acima de 80%. Para dúvidas e esclarecimentos, o empregado pode ligar para o Alô Trabalho 158 ou acionar as superintendências por e-mail. No Ceará, por exemplo, o e-mail é trabalho.ce@mte.gov.br.

Trabalhador doméstico

O Sine/IDT também lançou uma funcionalidade para o trabalhador doméstico demitido sem justa causa para permitir a solicitação do seguro-desemprego pela internet. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve comprovar o vínculo empregatício, como empregado doméstico, durante pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses; declarar que não está em gozo de benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte; e que não possui renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e de sua família. O prazo para análise do requerimento é de 20 dias e o pagamento é feito, em média, 30 dias após a solicitação.

Serviço

O acesso ao whatsapp é feito pelo esse link e para falar com os atendentes pelo chat, os trabalhadores precisam acessar a página do IDT.

Documentação para solicitar

• Requerimento do Seguro-Desemprego assinado pelo trabalhador

• Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho/TRCT

• Comprovante de saque ou depósito do FGTS