Bloqueios reforçam a fiscalização no primeiro dia de isolamento rígido na Capital

08/05/2020 - Ana Clara Cabral

Aqui você encontra informações sobre quem pode sair de casa, por quais motivos, qual documento é necessário e outros.

A Capital cearense amanheceu com vários pontos de fiscalização nas vias de acesso principal da cidade. A medida faz parte das mudanças adotadas pelo isolamento social rígido decretado em nível municipal e estadual. A decisão foi baseada em estudos que identificaram a redução do índice de isolamento social. Em dados apresentado no site Inloco, mostra que o Ceará na quinta-feira (7) atingiu apenas o percentual de 47,7%. Segundo dados atualizados no IntegraSUS às 10h24, são 10.154 casos confirmados e 727 óbitos em Fortaleza.

Quando devo sair de casa?

Pessoas que trabalham nos serviços essenciais ou que necessitam ir aos locais acima citados estão liberados para circular, uma pessoa por vez, respeitando a distância mínima de 2 metros, desde que estejam utilizando máscara. É recomendado que levem a comprovação caso sejam abordadas nas fiscalizações espalhadas estrategicamente pela cidade.

A circulação também está permitida para a entrega de bens essenciais a pessoas do grupo de risco, exercício de missão de interesse público e prestação de serviços assistenciais; para ir a órgãos públicos como delegacias e unidades judiciárias; para prestar assistência a idosos, crianças, portadores de deficiência ou necessidades especiais; para trabalhar em estabelecimentos apenas com serviço de entrega; ou por motivos de força maior e necessidade impreterível, desde que justificado.

Conheça algumas mudanças

Pessoas no trânsito usando máscara

– obrigatoriedade do uso de máscara de proteção para sair de casa, seja na rua ou dentro de transporte individual e coletivo;

Foto: Érika Fonseca

Pessoas usando máscara no mercantil

– maior restrição de circulação de pessoas em espaços públicos e estabelecimentos essenciais;

Foto: Érika Fonseca

-bloqueio de vias para contenção do fluxo de veículos; e fiscalização por órgãos públicos que garantem o cumprimento das regras.

Foto: Mateus Dantas

Que documentos devo apresentar à fiscalização?

Em caso de necessário deslocamento, o comprovante de residência será solicitado para verificação do trajeto, de acordo com André Costa, secretário da Segurança Pública de Defesa Social (SSPDS). Pode ser utilizado o comprovante no nome de familiares ou terceiros, desde que a justificativa seja apresentada.

Fiscalização na Avenida Castelo Branco, na Barra do Ceará – Foto: Mateus Dantas

Trabalhadores dos serviços essenciais e servidores públicos precisam portar identificação como crachá, fardamento ou declaração do empregador ou órgão público, além de documento que comprove o endereço de destino. Quem trabalha com delivery precisa apresentar documento que comprove o endereço de entrega, como nota fiscal, cupom ou recibo da mercadoria.

O que continua funcionando?

-Transporte público;
-Transporte por aplicativo;
-Táxi;
-Mototáxi;
-Farmácias;
-Supermercados;
-Padarias;
-Mercadinhos;
-Bancos;
-Lotéricas;
-Clínicas veterinárias;
-Indústria química, farmacêutica, alimentícia e de produtos hospitalares.

Fiscalização

Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública de Defesa Social (SSPDS), 300 policiais militares monitoram as entradas e saídas do município de Fortaleza, além da circulação de pessoas em calçadões, praias e demais espaços públicos. São ao todo 104 blitzes itinerantes e 20 barreiras com funcionamento 24 horas nas ruas e principais avenidas.

As abordagens serão feitas aos veículos e pedestres com objetivo de controlar e orientar a população sobre a importância de manter o isolamento social. Caso haja o descumprimento das regras, os profissionais de segurança pública incluirão as informações coletadas no aplicativo Portal do Comando Avançado (PCA).

As câmeras do sistema de videomonitoramento, operadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) também serão usadas para auxiliar fortalecer o sistema de fiscalização. Todas as informações coletadas serão estudadas no Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC).

Foto: Mateus Dantas