Academia tem sido forte aliada no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Ceará

08/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A UFC tem se destacado em diversas pesquisas, entre elas, a criação do Elmo, feita com várias parcerias, que substitui respiradores

UFC

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que vem assolando todo o planeta, a academia tem sido uma forte aliada dos governos na pesquisa cientifica, diagnóstico e busca de soluções para o enfrentamento da doença. A Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, tem-se destacado com ações e pesquisas. Duas delas, a Plataforma Colaborativa de Ações #ufcevocecontraocoronavirus e o capacete de respiração assistida ganharam destaque nacional ao serem incluídas no Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19.

Criado pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), o observatório tem o objetivo de divulgar tecnologias que podem ter utilidade no desenvolvimento de ações globais e locais de combate à doença, facilitando aos atores do sistema de inovação brasileiro o acesso a informações.

Lançada em março, a Plataforma Colaborativa da UFC já reúne cerca de 130 ações desenvolvidas pela comunidade universitária no contexto da pandemia do coronavírus, tais como pesquisas, produções de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), doações de produtos de limpeza e higiene, atendimentos médico e psicológico e elaboração de cartilhas e materiais educativos. As atividades são cadastradas por meio de formulário eletrônico para serem consultadas e divulgadas à sociedade.

O Elmo é a promessa para desafogar as UTIs, que já estão saturadas de pacientes com COVID-19 (Foto: Divulgação)

Outra ação que já se encontra no Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19 do INPI é o capacete de respiração assistida, que foi finalizado esta semana. O modelo, em produção no Ceará, passava por ajustes finais e partir de agora, será submetido a testes finais de usabilidade em voluntários. O processo ocorrerá em curto prazo e deve ser finalizado nas próximas semanas.

Ele foi desenvolvido em uma força-tarefa envolvendo a UFC, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), e, ainda, com o apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O protótipo do ‘Elmo’ foi desenvolvido no Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica e testado no Laboratório do SENAI de Jacarecanga, a partir de uma ideia apresentada pelo superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara. Além de desafogar as UTIs, que já estão saturadas de pacientes com COVID-19, o material tem de baixo custo, que garante facilidade de produção em larga escala.

Enquanto uma máquina de ventilação mecânica custa em média R$ 70 mil, o capacete respirador sai a um custo de cerca de R$ 300,00 a unidade. O modelo segue um tipo adotado em países da Europa, como a Itália, que teve bons resultados, com redução da necessidade de aparelhos de ventilação mecânica em cerca de 60%. O equipamento pode ainda ser desinfectado e reutilizado.

Outras ações

Diagnóstico

No Campus de Sobral realiza uma pesquisa que investiga diagnóstico de COVID-19 a partir da análise de tomografias computadorizadas (TCs) de pulmão feitas em pacientes com suspeita da doença. Coordenado pelo Prof. Iális Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) do Campus de Sobral, o estudo busca definir uma metodologia de segmentação e reconhecimento de regiões de infecção nas imagens de tomografia computadorizada.  

A equipe está fazendo o levantamento de imagens de tomografias de pulmão disponíveis em bases públicas (Foto: divulgação)

Face Shields

O Prof. Clemilson Santos, do Laboratório de Computação Física do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD do Instituto UFC Virtual) desenvolveu uma técnica de produção de protetores faciais [face shields] a partir de canos de PVC. Utilizados pelos profissionais de saúde na linha de frente no enfrentamento da COVID-19 nos hospitais em todo o mundo, os face shields são equipamentos de proteção individual (EPIs) essenciais para reduzir a contaminação entre pacientes e aqueles que deles cuidam. São compostos por três peças: a viseira de acetato, o elástico e o suporte, este último geralmente produzido por meio de impressoras 3-D.

A técnica de construção de face shields com canos de PVC é mais econômica e tem maior produtividade quando comparada à impressão 3D (Foto: Divulgação)

ProtegeFace

O campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, por meio do projeto intitulado ProtegeFace, iniciou a produção de protetores faciais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Os equipamentos serão doados a profissionais de saúde de Russas ‒ e, posteriormente, de outros municípios do Vale do Jaguaribe ‒ que trabalham no atendimento direto de pacientes com COVID-19. A iniciativa partiu do grupo formado pelos professores Sílvia Viana e Pedro Pinheiro, os servidores técnico-administrativos Ridiley Alcântara Costa e Orismildes de Almeida Neto, bem como pelo diretor e pela vice-diretora do campus, Prof. Lindberg Gonçalves e Profª Aliny Abreu, respectivamente.

Consultorias gratuitas

A Rede de Empresas Juniores da UFC preparou um portfólio de consultorias e mentorias gratuitas, direcionadas a microempreendedores individuais (MEI) e a microempresas e pequenas empresas localizadas no Ceará. O objetivo é ajudar na mitigação dos efeitos econômicos negativos da pandemia, colaborando para que os empreendimentos cearenses continuem funcionando. Os serviços gratuitos serão realizados remotamente neste período de distanciamento social e incluem mentorias e assessorias técnicas nas áreas de gestão financeira e do negócio, gestão energética, gestão de resíduos, regulação, e-commerce e marketing de conteúdo.

As consultorias gratuitas serão remotas durante a pandemia, mas poderão ter continuidade posteriormente, de forma presencial, a baixo custo (Foto: divulgação)

Complexo Hospitalar

O Complexo Hospitalar da UFC, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), conta com uma unidade própria de atendimento a casos suspeitos ou confirmados da COVID-19. A unidade comporta 11 leitos de enfermaria e seis leitos de UTI destinados a pacientes que apresentem sintomas de síndrome gripal e passem a se tornar suspeitos da COVID-19 durante o período de internação no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) ou na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

A unidade comporta 11 leitos de enfermaria e seis leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19

Diagnósticos

A Universidade Federal do Ceará foi certificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) para realizar diagnósticos de COVID-19. Os diagnósticos são feitos no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que utiliza quatro equipamentos PCR em tempo real. Os pesquisadores revezam-se em três turnos para esse trabalho. A capacidade é de, no mínimo, 300 testes por dia.

Os diagnósticos serão feitos no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), que utilizará quatro equipamentos PCR em tempo real (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Informações online

UFC lançou uma ferramenta com informações sobre casos do novo coronavírus (COVID-19) no Ceará e no mundo para acesso on-line. O instrumento, desenvolvido pelo Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), reúne dados de casos confirmados e óbitos em decorrência do vírus. Alguns gráficos também ajudam a visualizar a evolução da pandemia no Ceará e no Brasil.  A ferramenta é dividida em três painéis, com informações dos municípios do Ceará, dos estados brasileiros, e de países e territórios que possuem casos confirmados. Os dados são atualizados diariamente a partir de informações coletadas na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, no Ministério da Saúde e no site Worldometer, respectivamente.

Para conferir os painéis, acesse aqui.