Distribuição do vale-gás para famílias em situação de vulnerabilidade começa na próxima segunda-feira (11)

07/05/2020 - Silmara Cavalcante

Na segunda e terça, as prefeituras receberão, na SPS, os tíquetes que serão repassados às famílias nos municípios

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) publicou a lista de beneficiários para o primeiro lote de tíquetes do vale-gás social a prefeituras de todos os municípios cearenses. A distribuição acontece na segunda (11) e terça-feira (12) e faz parte de uma das medidas anunciadas pelo governador Camilo Santana (PT) como auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social, durante o enfrentamento à pandemia do coronavírus. Ao todo, serão entregues 245.966 tíquetes.

Como receber?

A entrega do ‘Vale Gás de Cozinha’ às famílias beneficiárias ocorrerá por ordem alfabética e em três etapas, visando evitar a aglomeração de pessoas. A entrega dos tíquetes ficará a cargo de cada prefeitura. Com o vale-gás em mãos, a família terá três formas de receber sua recarga de gás, que será feita pela Nacional Gás, parceira na ação. A primeira é procurando diretamente o ponto de revenda mais próximo de casa. A segunda é ligando para a revendedora do seu município e agendando a entrega. A terceira é entrando em contato com a central da Nacional Gás pelos canais de atendimento ou pelo telefone 0800-7021200.

De todos os municípios que tiveram beneficiados, Fortaleza tem a maior quantidade de pessoas que vão receber o vale, com um total de 34.641. A cidade de Itapipoca com 6.826 beneficiários vem em seguida e depois Caucaia com 5.594 pessoas.

Confira o calendário de entrega às prefeituras:

• Primeiro Lote (82.006 vales): Previsão para 11 de maio de 2020;
  • Segundo Lote (81.981 vales): Previsão de entrega em maio de 2020;
  • Terceiro Lote (81.979 vales): Previsão de entrega em junho de 2020.

Quem tem direito?

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal:

• beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará;
  • beneficiárias do Bolsa Família, com renda “per capita” igual ou inferior a R$ 89,34;
  • que possuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação.

Ainda neste mês há a previsão do segundo lote, enquanto o terceiro ficou para junho. As datas correspondem ao repasse dos cupons às prefeituras cearenses, que serão responsáveis por entregar aos habitantes selecionados.

Confira a lista de beneficiários já disponível no site da SPS.

Foto: Divulgação/Governo do Ceará