Problemas em receber o auxílio emergencial? Saiba o que fazer:

30/04/2020 - Anna Regadas

Fizemos um levantamento das principais dúvidas apontadas pela população sobre o benefício nas redes sociais do Legislativo e buscamos as respostas junto à Caixa Econômica Federal.

O que era pra ser uma medida emergencial para ajudar a população, que durante esse período de pandemia está em isolamento social e têm enfrentado problemas financeiros, acabou se tornando uma grande dor de cabeça devido a demora no atendimento, na análise e no pagamento.

Nossa equipe fez um levantamento das principais dúvidas/reclamações apontadas pela população nas redes sociais do Legislativo e buscou uma resposta junto à Caixa Econômica Federal. As principais questões são em relação às falhas nos aplicativos e à falta de atualizações e informações sobre o recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal no valor de R$ 600 reais.

Aplicativo Caixa Tem

O app “Caixa Tem” é usado por aqueles que não têm conta em banco (ou não deram essa informação na hora de fazer o cadastro). Para receberem o benefício, a Caixa Econômica criou para eles uma conta poupança digital gratuita. E as movimentações dessa conta são feitas por meio do app “Caixa Tem”.

Embora o aplicativo possibilite que as transações como pagamentos de contas de água, luz, e transferências sejam feitas de forma online para evitar as aglomerações nas agências, muitos usuários têm reclamado que não conseguem acessar o app.

Através do levantamento feito em nossos canais de comunicação, identificamos as seguintes reclamações: o aplicativo não abre, não funciona; a tela fica branca e não carrega; o app abre e direciona para uma sala de espera mas a sessão expira; só consigo entrar no app de madrugada, porém nesse horário ele não permite fazer pagamento ou transferência.

Sobre as dificuldades relatadas por esses usuários, a Caixa explica que a instabilidade do app aconteceu devido ao número de acessos à plataforma. E que, para solucionar o problema já liberou uma nova versão do “Caixa Tem” com o objetivo principal de gerenciar o acesso ao aplicativo. A Caixa também ampliou a capacidade de atendimento, passando de cerca de 200 mil conexões simultâneas para 500 mil e informou que os usuários acima desse volume estão recebendo uma previsão de atendimento.

O problema é que mesmo com a ampliação da capacidade de atendimento, ainda encontramos usuários sem acesso ao aplicativo, não podendo portanto contar com o dinheiro do auxílio para suprir suas demandas nesse período de crise.

Demora na análise

Além das críticas sobre o app “Caixa Tem”, a população também têm relatado a demora na análise do pedido do auxílio feita através do aplicativo “Caixa, Auxílio Emergencial”. A situação chegou até gerar memes na internet.

Sobre a demora, a Caixa afirmou que a análise dos cidadãos inscritos no Cadastro Único até o dia 20/03/2020, sendo ele beneficiário ou não do Bolsa Família, é feita de forma automática pela Dataprev, que é a instituição do Governo Federal responsável pela verificação se o cidadão cumpre todas as exigências previstas na lei, independentemente da atualização do cadastro.

Auxílio aprovado, mas o pagamento ainda não foi realizado na minha conta

Ouvimos relatos ainda, de pessoas que tiveram o auxílio aprovado por atenderem todos os critérios do Governo, mas que não receberam o benefício. Sobre essa situação, a Caixa Econômica enviou a seguinte resposta:

A Caixa esclarece que abriu de forma gratuita e automática a Poupança Digital e efetuou o crédito do Auxílio emergencial nesta segunda-feira (27) para todos os beneficiários do Auxílio Emergencial que não tiveram o valor creditado automaticamente na conta indicada no momento do cadastramento por diversos motivos, entre eles titularidade divergente, número da agência ou da conta errado, conta encerrada, entre outros. A Poupança Digital é movimentada através do APP Caixa Tem, sendo possível efetuar de forma gratuita transferências ilimitadas entre contas da Caixa, até 3 transferências para outros bancos por mês durante 90 dias além de diversos pagamentos e consultas desde o dia do crédito. O cliente poderá também efetuar saque em espécie sem cartão nos Caixas Eletrônicos, Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui  dos valores creditados de forma escalonada de acordo com o calendário já divulgado

Para quem informou a conta bancária na hora do cadastro, o uso do “Caixa Tem” é dispensável, ou seja, o trabalhador não precisa baixar o app neste caso. O valor deve ser liberado para saques e movimentações assim que ele cai na conta cadastrada.

Ordem de pagamento

O primeiro grupo a receber o auxílio emergencial são os trabalhadores que já estavam no Cadastro Único até o dia 20 de março. O segundo grupo são aqueles que não estavam no cadastro e se inscreveram por meio do site ou aplicativo lançado pela Caixa. O terceiro grupo é composto por aqueles trabalhadores que estavam no Bolsa Família, elegíveis para receber o auxílio no lugar do benefício anterior.

Meu auxílio foi negado, como proceder agora?

Alguns trabalhadores relataram também que mesmo atendendo os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, tiveram o auxílio negado. Nesses casos, a Caixa explica que erros de digitação, inconsistências nas informações fornecidas são alguns dos fatores que podem ter gerado essa análise da Dataprev.

De acordo com a Caixa, o usuário ainda poderá fazer uma nova solicitação ou contestar o resultado da análise efetuada pela Dataprev, responsável por validar os dados. A alternativa é possível tanto para quem fez a solicitação via aplicativo e site, quanto para os inscritos no Cadastro Único que não receberam o benefício.

Para os que tiveram os dados inconclusivos também poderão fazer nova solicitação e ficar atento aos possíveis motivos, como:
– marcação como chefe de família sem ter indicado nenhum membro;
– falta de inserção da informação de sexo do requerente;
– inserção incorreta de dados de membro da família, como CPF e data de nascimento;
– divergência de cadastramento entre membros da mesma família;
– inclusão de alguma pessoa da família que já tenha falecido.

Saque do Auxílio

Devido aos problemas de acesso ao benefício pelo aplicativo, muitas pessoas têm ido às agências, a fim de receberem o auxílio, mesmo com a recomendação de isolamento social. A procura têm gerado aglomerações e causado risco de disseminação da Covid-19.

Tendo ciência da situação e visando diminuir a quantidade de pessoas nas agências, a Caixa divulgou um calendário de pagamento do benefício baseado nas datas de aniversários dos trabalhadores. O saque em dinheiro do valor foi liberado desde segunda-feira, 27, e contemplou inicialmente os nascidos em janeiro e fevereiro.

Na terça-feira (28) o saque foi disponibilizado para os nascidos em março e abril; ontem (29) para os nascidos em maio e junho. Hoje (30) poderão sacar os que nasceram em julho e agosto. No dia 4 de maio será a vez dos nascidos em setembro e outubro e no dia 5 de maio, poderão sacar os nascidos em novembro e dezembro.

Para conseguir sacar o auxílio, os beneficiários que tiveram contas poupanças digitais criadas, precisam entrar no aplicativo “Caixa Tem” e solicitar o código no app autorizando a operação na agência.

“Ah, mas se eu não consigo acessar o aplicativo para pegar o código , como farei para sacar o benefício?”

Nesse caso, a Caixa esclarece que o trabalhador deve comparecer à agência com o aplicativo instalado em seu celular, para que possa ser gerado um código liberando o recebimento do auxílio.

E se eu não pude comparecer à agência na data prevista pelo calendário para sacar meu auxílio, ainda poderei fazer o saque?

Respondendo ao questionamento, a Caixa afirmou que será possível sim realizar o saque em outra data. Porém recomendou que as pessoas sigam o calendário a fim de “evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio“.

Idoso e desempregado, Roberto Maia relata a saga para receber o Auxílio Emergencial

Desde que saiu a notícia do Auxílio, Roberto Maia (62), aguardava o recebimento do benefício. Antes do isolamento social fazia bicos e vendas de jarros para tirar o seu sustento. Por pertencer ao grupo de risco se viu obrigado a permanecer em casa, mesmo sem ter fonte de renda para resguardar a sua saúde.

Inscrito no Cad Único, e sem ter nenhuma conta em banco, Roberto relata que não sabia como proceder para obter o benefício e buscou a ajuda do filho Cícero Sampaio (29).

“Acompanhando as notícias sobre o benefício, vi que seria necessário fazer o cadastro através de um aplicativo, mas como não sei mexer pedi ao meu filho para que me ajudasse. Ele instalou o aplicativo em seu celular e me disse que ficaria acompanhando para saber se eu tinha sido contemplado”, lembra Roberto.

Print enviado por Roberto sobre a sala de espera no app “Caixa Tem”

No dia 16 de abril, ao acessar o app “Caixa Tem”, Roberto afirma que o auxílio foi depositado em sua conta digital criada. Como era possível fazer pagamentos e movimentações pelo app, optou por não transferir o dinheiro. O número de acessos logo no dia seguinte, congestionou o aplicativo e desde então o seu filho não mais conseguiu acessar a sua conta.

Roberto conta que chegou a ligar para a central de atendimento 111 mas a chamada não foi atendida. “Após uma semana meu filho falou que o aplicativo passou por uma atualização e que ao tentar logar era colocado em uma lista de espera que não tinha fim. Como sabia da minha necessidade, buscou informações na internet e viu que algumas pessoas estavam conseguindo o acesso durante a madrugada”.

Decidiu fazer o teste e após uma longa espera, conseguiu acessar o aplicativo por volta das 3 horas da manhã. Ao entrar tentou fazer a transferência do dinheiro e o pagamento de uma conta mas não conseguiu devido ao horário.

” Depois dessa saga toda, meu filho foi dormir, mas deixou o aplicativo ligado em seu celular. Ao tentar acessar o app por volta de 8 horas da manhã, viu que a minha conta permanecia logada e tentou mais uma vez realizar a transferência. Após muito estresse, ele finalmente conseguiu transferir o dinheiro para sua conta e agora vou poder realizar meus pagamentos”, finaliza Roberto.

Ainda possui dúvidas ou reclamações sobre o Auxílio Emergencial? Veja os canais de atendimento da Caixa Econômica:

A CAIXA disponibiliza os canais Fale Conosco (www.fale-conosco.caixa.gov.br) e o SAC 0800 726 0101 para registro de reclamações acerca do crédito do Auxílio Emergencial.

Os demais canais para tirar dúvidas são o site auxilio.caixa.gov.br, o telefone 111 e também o site do Ministério da Cidadania (https://cidadania.gov.br/).