No Dia do Trabalhador, CMFor divulga vídeos de microempreendedores para fomentar economia local

30/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Ação será feita no dia 1º de maio pela conta da Câmara Municipal no Instagram

A Câmara Municipal de Fortaleza promove nesta sexta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, uma ação para divulgação de microempreendedores e captação de novos clientes para eles. A iniciativa busca reforçar o apoio já prestado pela Casa aos pequenos comércios, que geram emprego e renda nos bairros da Capital e, portanto, são fundamentais para a economia local.

Interessados em participar da ação devem enviar vídeos de até 15 segundos por mensagem direta para a conta da Câmara Municipal no Instagram (@cmforoficial) explicando resumidamente seus negócios e chamando clientes.

Mayany Sobreira, 26, microempreendedora acompanhada pela Sala do Empreendedor, da CMFor, considera a iniciativa “maravilhosa” por ser uma ajuda à divulgação do trabalho dos pequenos comerciantes durante a pandemia de Covid-19. Antes do isolamento social, ela vendia cosméticos e promovia cursos de maquiagem pelas redes sociais, tinha um ponto de exposição de produtos na pracinha do Lago Jacarey e maquiava clientes em domicílio.

Hoje, impedida de sair de casa, Mayany se sustenta somente pelo comércio online. “Tá muito difícil. O pessoal não quer fazer maquiagens, não quer receber cursos em casa, está uma loucura. Ninguém sai. Não tô conseguindo vender meus produtos, por mais que eu esteja colocando quase preço de custo. Tô preocupada”, compartilhou a microempreendedora.

Clautenes Cunha, que vende bolsas, calçados e acessórios de couro já há quase 20 anos, entende que a exposição e venda de produtos pelas redes sociais é o que está “facilitando a vida do pequeno empresário” durante a quarentena. “Nesta pandemia, tem pessoas que estão se dando bem (nas redes) e tem outras que não. Eu procuro ajudar meus colegas postando cursos pelo Sebrae, gratuitos, pra gente melhorar a forma de chegar ao cliente”, exemplificou.

Sobre a iniciativa da CMFor no apoio aos microempreendedores neste Dia do Trabalho, a empresária acredita ser uma forma eficaz de ajudar as marcas a chegarem às casas dos clientes. “Temos vários profissionais que se dedicam, que têm belos produtos, mas que não têm tanta propaganda”, entende Clautenes. “Os grandes comerciantes”, ela continuou, “já têm, praticamente, a vida ganha, porque estão na mídia há muito tempo. Os pequenos é que ficam em último plano, sumidos. Não são reconhecidos. Então, tem que nos valorizar”, disse.

Edna Lima, coordenadora da Sala do Empreendedor da CMFor, compreende que a ação da Casa, além de divulgar pequenos empreendedores afetados pela pandemia de Covid-19, pode estimular o empreendedorismo pela Internet. “Que eles (os microempreendedores) possam vender seus produtos por meio, tanto do Instagram, como do Whatsapp”, espera.

Para entrar em contato com a Sala do Empreendedor da CMFor e tirar dúvidas, principalmente, sobre Microempreendedor Individual (MEI), ligue para (85) 3444-8444 ou envie e-mail para sala.empreendedor@cmfor.ce.gov.br. Atendimento é de 8h às 17 horas.

Conheça as marcas das empreendedoras entrevistadas para esta matéria:

May Store, de maquiagens e produtos de beleza: https://www.instagram.com/maystoreab
Clautenes Bolsas e Calçados: https://www.instagram.com/clautenesbolsasecalcados

Reportagem: Luana Severo