Coronavírus: onde buscar atendimento em Fortaleza

30/04/2020 - Rochelle Nogueira

Ao sinal de qualquer sintoma gripal, os fortalezenses devem buscar atendimento nas unidades de saúde. Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado criaram uma rede de suporte para o combate à covid-19.

Nova etapa de vacinação

Com o avanço da pandemia de coronavírus é preciso ficar atento a qualquer sinal de sintoma gripal. O alerta deve se estender a todos os indivíduos, principalmente os acima de 60 anos, com doenças crônicas e sobrepeso. No início da gripe, os pacientes devem buscar inicialmente um posto de saúde.

>>>Conheça novos sintomas da Covid-19 e novos protocolos de atendimento a pacientes infectados em Fortaleza

A partir desta quinta-feira (30), a Prefeitura de Fortaleza colocará à disposição da população, 6 postos de referência, um em cada Regional, equipado com aparelho de oxímetro. Caso seja detectado que a pessoa esteja com o novo coronavírus, uma ambulância equipada o levará até um hospital adequada ao nível de complexidade do paciente.

Qual a porta de entrada no sistema de saúde?

A porta de entrada são os 113 postos de saúde da Capital e as 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), sendo seis delas municipais : Cristo Redentor, Vila Velha, Jangurussu, Edson Queiroz, Itaperi e Bom Jardim. A partir desta quinta-feira, seis postos de saúde da Capital, uma em cada Regional, serão referências para triagem de pacientes com suspeita de Covid-19, doença causada pelo Coronavírus. Cada unidade contará com uma ambulância para realizar o transporte sanitário dos pacientes, em situações de impossibilidade de locomoção. O objetivo é que mais pessoas, principalmente com sintomas leves, procurem os postos de saúde, garantindo a internação precoce e o desafogando as UPAs.

Os Postos Referências são:

👉 Maria Aparecida Lima de Almeida (Conj. Nova Assunção), na Regional 1;
👉 Frei Tito (Antônio Diogo), na Regional 2;
👉 Anastácio Magalhães (Rodolfo Teófilo), na Regional 3;
👉 Dom Aloísio Lorscheider (Itaperi), na Regional 4;
👉 Maciel Brito (Conjunto Ceará), na Regional 5; e
👉 Edmar Fujita (Dias Macedo), na Regional 6.

A partir da triagem e avaliação realizada nestes equipamentos, os pacientes com indicativo de internação são encaminhados via Central de Regulação de Leitos Municipal para o Hospital de Campanha no Presidente Vargas (PV) ou para os leitos de UTI no Instituto José Frota (IJF2).

👉Lista de Posto de Saúde em Fortaleza

👉 Lista de Unidades de Atendimento em Fortaleza

Onde encontro leitos especializados?

Na Rede Municipal

  • 140 leitos de observação nas UPAS, será expandido para 170 leitos no total;
  • 153 leitos de internamento no Hospital de Campanha do PV, será expandido para 336 leitos no total;
  • 50 leitos de UTI no IJF2, será expandido para 175 leitos no total;
  • 60 leitos pediátricos no Sopai;

Até o final do mês de maio, serão 741 leitos disponíveis aos pacientes diagnosticados com Covid-19 na Rede Municipal, entre o Hospital de Campanha, o IJF2, as cinco UPAs (Edson Queiroz, Bom Jardim, Vila Velha, Jangurussu e Itaperi) e o Hospital Infantil Filantrópico Sopai, que possui convênio com o Município.

“Muito Importante que o paciente de grupo de risco, aquele com mais de 60 anos ou que é portador de alguma doença crônica, como pressão alta, diabetes, ou que faz uso de alguma medicação que diminui suas defesas, é importantes que procure os postos de saúde em qualquer sintoma gripal, como febre baixa, mesmo que seja só tosse ou obstrução nasal, procure um dos nossos 113 postos de saúde que estão todos equipados com oxímetros, aparelho que mede a quantidade de oxigênio no sangue, que é um sinal super importante para a detecção precoce de pneumonia da covid-19. Estamos com profissionais treinados e um transporte sanitário ”, disse a secretária Municipal de Saúde, Joana Maciel .

Rede Estadual

Foto: Mateus Dantas

– Hospital de campanha no estacionamento do Hospital Geral de Fortaleza (HGF): conta com 39 leitos de enfermaria, que serão destinados a casos de baixa complexidade, após triagem na emergência Covid do HGF. Os primeiros atendimentos serão feitos por uma equipe de profissionais composta por dois médicos plantonistas, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

– Hospital Geral de Fortaleza: pacientes de média complexidade serão atendidos nos 70 leitos clínicos da emergência e das enfermarias das alas I e J. Já os de alta complexidade, nos 41 leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital.

– Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC): Para o tratamento de pacientes com covid-19, o HGCC disponibiliza atualmente 29 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI Adulto. Há, também, a previsão de abertura de 10 leitos de UTI Neonatal exclusivos para o tratamento de pacientes com coronavírus. O Hospital já começou a receber pacientes.

– Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM): o Hospital de campanha do HM, montado no estacionamento da unidade, terá 37 leitos de baixa e média complexidade para pacientes com sintomas de Covid-19, que derem entrada na emergência. Atualmente, o Hospital disponibiliza 32 leitos de enfermaria e 32 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus. Até o final da semana, serão abertos mais 15 leitos de UTI e 14 leitos de UTI semi-intensiva. A estrutura do hospital de campanha está em processo de conclusão, com a instalação de banheiros, gases medicinais e montagem dos leitos.

– Hospital Infantil Albert Sabin: disponibilizará todo o Centro de Emergência para atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19. Crianças e adolescentes que não apresentam sintomas respiratórios serão acolhidos nos 25 leitos do hospital de campanha montado vizinho à unidade. Atualmente, o Hias reservou parte do Centro de Emergência para receber pacientes com suspeita de Covid-19, onde eles realizam os exames necessários para a identificação da doença. Ao todo, o hospital destina oito leitos de UTI e 47 de enfermaria para o atendimento a pessoas com coronavírus.

– Hospital Leonardo da Vinci: A unidade começou a funcionar no dia 22 de março com 210 leitos iniciais. Na última sexta-feira (24), o governador Camilo informou o reforço de mais 34 leitos de enfermaria para atendimento de pacientes com a Covid-19. Leonardo da Vinci é uma unidade de saúde particular, até então desativada, requisitada pelo Governo do Estado para dar suporte a eventuais confirmações de coronavírus no Ceará.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que antes da epidemia o Ceará contava com 1.217 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas redes pública e privada. Destes, 745 na rede pública. Sendo 473 leitos de UTI adulto, 175 de UTI neonato e 97 de UTI pediátrica.

Foto: Mateus Dantas

Para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Governo do Ceará ampliou o número de leitos. Atualmente, são 465 leitos de UTI na rede pública do estado. Destes, 317 novos leitos de UTI adulto e 29 de UTI pediátrica para atender exclusivamente pacientes diagnosticados com a Covid-19. Além destes, o Estado transformou 119 leitos já existentes de terapia intensiva para adultos em leitos voltados para atenção a pacientes com o coronavírus.

Já na rede privada, considerando leitos novos de UTI que foram criados para atenção exclusiva a pacientes Covid-19 e leitos anteriormente existentes que foram convertidos, o Ceará tem 146 leitos de terapia intensiva.

A Sesa ressaltou que há previsão de mais 403 leitos de UTI, conforme a aquisição de equipamentos e disponibilidade de profissionais. A Secretaria esclarece que esses números estão passando por rápidas transformações, à medida que novos leitos vão entrando em funcionamento ou que leitos anteriormente existentes são convertidos para o uso no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Foto: