Conheça novos sintomas da Covid-19 e novos protocolos de atendimento a pacientes infectados em Fortaleza

30/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Na semana em que um centro de referência dos EUA divulga seis novos sintomas da Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza altera protocolo de atendimento na Capital e coloca seis postos de saúde como porta de entrada para testes de confirmação da doença e transferência de pacientes para UPAs e hospitais

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (EUA) acrescentou, na última segunda-feira, 27, seis novos sintomas à lista dos mais comuns identificados pelos cientistas norte-americanos após a exposição das pessoas ao coronavírus. Agora, além de febre e respiração curta ou dificuldade para respirar, o órgão considera igualmente importantes sintomas como calafrios, tremedeiras com calafrios, perda de paladar e olfato e dores muscular, de cabeça e de garganta.

Keny Colares, médico infectologista do Hospital São José, em Fortaleza, comenta que há algum tempo médicos da Capital insistem que devem ser reconhecidos outros sintomas da Covid-19 além dos gerais como febre e problemas respiratórios. “A gente já aprendeu que pode se apresentar de outras formas”, assegurou, destacando casos como o de pacientes com somente quadro de febre, moleza no corpo e dores de cabeça e muscular e o de pacientes com somente sintomas digestivos (enjôos, vômitos, diarréias) associados à febre, por exemplo.

“De qualquer forma, a grande questão é que, tendo todos esses sintomas ou tendo parte deles, a maior parte das pessoas pode ficar bem nos primeiros sete dias”, afirmou o médico, que também atua como professor e pesquisador de pós-graduação da Universidade de Fortaleza. Segundo ele, pacientes com Covid-19 que apresentarem piora após o sétimo dia de sintomas devem se submeter a exames e ser avaliadas por médicos para que seja possível prevenir sintomas mais graves. “Quanto mais idosa (a pessoa), mais precisa de atenção”, lembrou.

A partir desta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Fortaleza muda o protocolo de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19. Seis postos de saúde, um em cada regional da Capital, estão aptos a fazer testes para a detecção da doença e transferência de pacientes infectados para os hospitais de referência da Cidade. A medida é para diminuir a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que estão recebendo os casos mais leves da doença.

>>>Coronavírus: onde buscar atendimento em Fortaleza

“Essas unidades vão fazer exames laboratoriais de confirmação pra Covid-19 e também vão poder fazer internações a partir do posto”, afirmou Joana Maciel, secretária municipal da Saúde. Além disso, a gestora assegurou que o Município tem feito buscas às UPAs para identificar e transferir para os postos de saúde pacientes internados que são “passíveis de serem atendidos na Atenção Primária”.

Ainda, até pouco tempo atrás, segundo a secretária, as únicas unidades de assistência à saúde que poderiam solicitar leitos de internação à Central de Regulação eram as UPAs e os hospitais de emergência. O novo protocolo “vai fazer com que a gente consiga internar o paciente de forma mais precoce e com que a gente diminua a sobrecarga das UPAs”, afirmou.

Orientação para buscar o posto de saúde

De acordo com a secretária Joana Maciel, pessoas acima de 60 anos de idade, que têm alguma doença crônica ou que fazem uso de medicação que baixa imunidade devem procurar um dos postos de saúde de Fortaleza se apresentarem qualquer sintoma gripal.

A gestora orienta que esse grupo, considerado de risco, seja avaliado com o uso de oxímetros, um aparelho que mede a quantidade de oxigênio no sangue e que está em todos os postos. “É um sinal super importante para a detecção precoce de pneumonia por Covid-19”, afirmou ela.

Evolução da Covid-19 em Fortaleza

Dados divulgados na tarde de ontem, 29, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) dão conta de que Fortaleza tem 5,7 mil casos confirmados de Covid-19 e 349 óbitos decorrentes de agravos da doença.

Segundo o infectologista Keny Colares, a Capital se aproxima de um dos momentos mais críticos da pandemia. “É o momento crucial. A gente, nos próximos 15 dias, pode caminhar para uma situação muito grave ou, de repente, para, pela primeira vez, uma queda no número de casos”, afirmou. Contudo, só a partir do pico é que, segundo o médico, deve-se traçar uma forma de voltar à “normalidade”. “É evitar ao máximo que fuja do controle”, completou.

Saiba quais são os sintomas da Covid-19 listados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA:

Os sintomas são:

• Calafrios
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Dor muscular
  • Febre
  • Perda de paladar e olfato
  • Respiração curta ou dificuldade para respirar
  • Tremedeira com calafrios

Saiba quais são os postos de saúde integrados às UPAs e aos hospitais de referência no tratamento da Covid-19 em Fortaleza:

• Maria Aparecida de Almeida (Regional 1)