UFC e Hospital Waldemar Alcântara criam protetor facial para profissionais de saúde

29/04/2020 - Ana Clara Cabral

Também chamados face shields, os protetores faciais são uma solução para a falta de Equipamentos de Proteção Individual.

Produzidos pela Oficina Digital do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, os protetores faciais foram pensados para reforçar a segurança dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente contra a pandemia da Covid-19.

A iniciativa do projeto partiu do Grupo de Tecnologias Assistivas da UFC, que tem como objetivo fortalecer políticas de acessibilidade. Até o momento são 4500 itens solicitados pelos profissionais da saúde e 1100 protetores já foram distribuídos para unidades da rede estadual.

A equipe trabalha com dois modelos de protetores faciais, também chamados face shields:

  • Feita totalmente de acetado ou PETG e com o corte feito na máquina de corte a laser.
  • Que utiliza acetato ou PETG e um suporte feito com auxílio da impressão 3D.

As peças de sustentação do protetor facial que são feitas por meio de impressoras 3D, demoram cerca de uma hora para serem fabricadas. Depois são finalizadas com folhas de acetato, material transparente que serve de escudo, e ligas elásticas que fixam o equipamento à cabeça.

Até o momento, 30 pessoas estão envolvidas na produção, contando com 12 impressoras 3D. Para respeitar o isolamento social, a grande maioria trabalha em casa, para onde algumas impressoras foram levadas.

De acordo com o professor Roberto Vieira, responsável pelo projeto, “quando iniciamos a maior dificuldade foi de encontrar material. Não tínhamos insumos para a fabricação. Fizemos uma campanha de doação e então começaram a surgir pessoas e empresas para colaborar”.

Para colaborar com o projeto, acesse aqui.

UFC e você contra o Coronavírus

A UFC aproveitou o momento para criar uma plataforma colaborativa que integra ações realizadas pela Universidade contra o novo Coronavírus. Segundo Ana Carolina Matos, coordenadora de Inovação e Tecnologia da UFC, “pensamos em uma ferramenta para organizar a comunicação, fortalecer todos os esforços de pesquisa e ensino da universidade e para que a sociedade reconheça aquilo que conseguimos fazer de melhor”.

Acesse aqui a Plataforma Colaborativa de Ações #UFCeVocêContraoCoronavírus

Foto: SMS

Com informações do Governo do Ceará