Proprietários já podem imprimir documento do veículo em casa

29/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O documento digital vai facilitar e trazer segurança para os proprietários de veículos

Site Detran

Os proprietários de veículos do Ceará já podem começar a utilizar uma nova ferramenta para facilitar sua vida. O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) disponibilizou no site oficial do órgão, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV, em formato digital e em arquivo PDF. O documento agora pode ser impresso em casa pelo proprietário.

O serviço já vinha sendo utilizado por muitos motoristas através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Serpro/Denatran. Os formatos digitais têm sido adotados como forma de trazer segurança, praticidade e economia para os cidadãos que não precisarão solicitar a segunda via, em caso de perda ou roubo, por exemplo, nem mesmo aguardar a entrega pelos Correios.

Para ter acesso, é simples e rápido. Se o seu veículo está licenciado, ou seja, está com as taxas de licenciamento e seguro DPVAT pagas e não possui débitos de multas ou IPVA em atraso, basta acessar a Central de Serviços no site (www.detran.ce.gov.br) e clicar em “Novo CRLV Digital”. Depois é só preencher os dados. O documento estará disponível poucas horas após o pagamento da taxa de licenciamento (tempo de compensação bancária) e já poderá ser impresso em casa.

Clicando em validação, o documento em formato PDF pode ser salvo no seu celular ou computador para arquivar ou imprimir onde e quantas vezes você quiser.

Outra opção é cadastrar-se no portal “Meu Detran” (sistemas.detran.ce.gov.br/meudetran), que disponibilizará também o CRLV Digital. A vantagem, nesse caso, é que você fará esta operação de inclusão do número e código de segurança do CRV apenas uma única vez. E, sempre que precisar acessar o seu documento, ele já estará disponível, sem necessidade de incluir essas informações novamente.

Além disso, no “Meu Detran” o usuário tem acesso a um leque de funcionalidades que permitirão um relacionamento mais eficiente com o órgão, seja para tratar de questões relacionadas ao veículo ou à habilitação, agregando em um só local todos os seus dados, gerando avisos personalizados, enviando informações por e-mail e ampliando a experiência de se obter serviços personalizados através da integração com a Central de Serviços.

Informações: Detran/CE

Foto: Érika Fonseca