Fortaleza recebe 4 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual

29/04/2020 - Rochelle Nogueira

Fortaleza recebeu na manhã desta quarta-feira (29), 4 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão distribuídos em postos de saúde, policlínicas, UPAs, Anexos UPAs, o Hospital Emergencial Presidente Vargas, Instituto Dr. José Frota 2 e outros hospitais da cidade.

Com a finalidade de garantir segurança aos profissionais de saúde contra a infecção por covid-19 no atendimento diretos aos pacientes, Fortaleza recebeu na manhã desta quarta-feira (29), 4 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os insumos serão direcionados aos profissionais da saúde de urgência e emergência em hospitais e UTIs que atuam diretamente com o manejo de pacientes com a Covid-19.

Em anúncio nas redes sociais, na noite de terça-feira (28), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), informou que os equipamentos serão distribuídos entre postos de saúde, policlínicas, UPAs, Anexos UPAs, o Hospital Emergencial Presidente Vargas, Instituto Dr. José Frota 2 e outros hospitais da cidade.

Nas unidades de saúde do Município a utilização dos EPIs sempre foi prioridade, é o que relata a secretária Municipal de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel. “Um aspecto muito relevante do enfrentamento à covid-19 em todo mundo foi o que chamamos de infecção intranosocomial, que é aquela infecção adquirida pelos profissionais de Saúde dentro das unidades. Desde o início dessa epidemia nós tivemos uma grande preocupação em prover os nossos profissionais de saúde com equipamentos de proteção individual e lançamos mão de várias estratégias, dentre elas a confecção desses EPIs no próprio Município, no próprio Estado. Algumas empresas já estão fabricando protetores faciais, aventais impermeáveis”, evidenciou.

>>>UFC e Hospital Waldemar Alcântara criam protetor facial para profissionais de saúde

A secretária ressaltou ainda que a compra no mercado internacional ocorreu uma vez que o mercado local não estava dando suporte necessário. “O Estado do Ceará fez uma compra muito expressiva do mercado Chinês, o Município de Fortaleza também fez e recebemos hoje quase 4 toneladas de máscaras e aventais impermeáveis. Isso é fundamental para que a gente possa proteger os nossos profissionais da covid-19. Profissionais estes que eu quero aproveitar para agradecer todo o empenho e compromisso pelo gesto de solidariedade e comprometimento com a causa da saúde da nossa população”, disse.

Importante ressaltar que os paramentos foram adquiridos na China pelo Movimento Supera Fortaleza, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Foto: reprodução