Covid-19: Telesaúde já encaminhou 23 mil pessoas para atendimento médico

29/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Na maioria dos atendimentos os usuários buscam apenas se tranquilizar com relação aos sintomas

Telesaúde

O Telesaúde, central telefônica criada pelo Governo do Estado para esclarecer dúvidas da população sobre o novo coronavírus (Covid-19), atingiu a marca de mais de 96 mil ligações.  O serviço funciona 24 horas, com uma equipe de 150 atendentes e 23 profissionais de saúde da equipe multiprofissional de suporte remoto. Os atendimentos vão desde dúvidas sobre a doença, até mesmo diagnósticos online. O serviço já encaminhou mais de 23 mil pessoas para os postos de saúde por apresentarem sintomas de Covid-19, ou seja 25% dos atendimentos. Os números mostram que o serviço tem reduzido a ida a hospitais nos casos em que é possível se cuidar em casa.

A dúvida mais frequente das pessoas é saber se apresentam os sintomas da doença e muitas vezes ligam apenas para se tranquilizar diante dos riscos ocasionados pela pandemia. Os atendentes também orientam sobre a importância de manter o isolamento social e sobre as precauções que as pessoas devem tomar, caso necessitem sair de casa.

Conforme a coordenadora do TeleSaúde, Olívia Bessa, o contato telefônico, na maioria da vezes, serve como um sanativo para eliminar o medo que pessoas sentem em contrair a doença. Ela entende que no atual momento a maior aliada dos cidadãos, é a informação correta. No serviço, os usuários também buscam informações sobre os testes, vacinação contra gripe e qual o momento para que devem procurar os postos de saúde, para evitar aglomerações e contágios.

A central telefônica iniciou suas atividades no dia 18 de março, um dia antes do decreto do Governador Camilo Santana sobre que determinou o isolamento social. Os 150 atendentes do Telesaúde foram treinados por especialistas da Escola de Saúde Pública e são atualizados constantemente sobre a Covid-19, de acordo com as recomendações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e da Organização Mundial da Saúde (OSM). A supervisão do serviço está a cargo de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da ESP/CE.

Perfil

Com relação ao perfil das pessoas que procuram o Telesaúde, a maioria é de mulheres (62%) e 38% homens. A faixa etária mais recorrente é a de 31 a 40 anos (24%) das ligações, seguida pelas pessoas de 20 a 30 anos (18%). O Telesaúde utiliza modernas tecnologias de informação e comunicação para atividades a distância relacionada à saúde em seus diversos níveis (primário, secundário e terciário), possibilita a interação entre profissionais da saúde ou entre estes e seus pacientes bem como o acesso a recurso de apoio diagnóstico ou até mesmo terapêuticos.

Foto: Érika Fonseca