Lideranças comunitárias reforçam trabalho preventivo de combate à pandemia

28/04/2020 - Rochelle Nogueira

Com o papel desafiador no período da pandemia, vereadores e lideranças comunitárias atuam em conjunto com os Poderes para levar informação aos moradores das zonas periféricas da cidade.

Com as rotinas alteradas devido o avanço do novo coronavírus, as comunidades da periferia de Fortaleza tiveram o seu cotidiano totalmente modificado. As conversas nas calçadas entre vizinhos e ruas repletas de movimento, não fazem mais parte da fotografia dos espaços sociais nas comunidades.

O cenário retrata que a pandemia já chegou a esses locais. Presente nos 121 bairros da Capital cearense, o novo coronavírus reforça a preocupação com as áreas de maior vulnerabilidade social. Um boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira, 27, confirmou o deslocamento do coronavírus para bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e alta vulnerabilidade. Nesse momento, o papel dos vereadores e das lideranças comunitárias são importantes para a propagação cada vez maior das informações sobre a doença e as formas de prevenção.

Vereadora Bá na tribuna da CMFor – Foto: Érika Fonseca.

A vereadora Bá (PP) tem atuado juntamente com sua equipe de trabalho na divulgação de ações que visam minimizar as consequências da covid-19 na sociedade. “As medidas de contenção da epidemia divulgadas pela Organização Mundial da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura, apontam para o isolamento social, uso de máscaras, álcool em gel e cuidados com a limpeza das casas. Todas as informações estão sendo divulgadas junto aos moradores do Parque São José e adjacências através de nossa rede social e material informativo para que tenham consciência dos malefícios que a doença pode causar ”, disse a vereadora.

Atuante na área do Passaré há 25 anos, Fátima Albuquerque, dona Fátima, como é conhecida, vem cumprindo bem o seu papel como elo entre os poderes públicos e a população. Engajada nas ações que visam proporcionar bem-estar para os moradores do Conjunto Novo Barroso, ela cria mecanismos para alertar os cidadãos sobre as consequências da pandemia.

Foto de arquivo pessoal.

“Atuar como líder comunitário neste momento é muito difícil, pois a situação requer cuidados com a saúde de todos. Peço que a população se conscientize sobre o momento que enfrentamos. Trabalhamos na comunidade com os grupos de WhastApp, repassando informações divulgadas pelo Governo. Um dos grupos criado com moradores surgiu do medo da falta de informação e de ficar sozinhos devido o isolamento. O grupo foi criado para que as pessoas se sintam mais perto uma das outras e reforça muito a questão espiritual, com participantes enviando orações e palavras de amparo e, que todos juntos, apesar de separados, podemos superar este momento”, disse Fátima Albuquerque, líder comunitária no bairro Passaré.

Auxílio à comunidade – As ajudas, segundo a liderança, estão chegando, mas a quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social é superior às doações.  “Esperamos ajuda dos governantes diante das circunstâncias dessas famílias nas comunidades de baixa renda”, apontou.

Reunião na comunidade antes da pandemia e em outro momento ação da Páscoa na comunidade durante isolamento (Foto: Arquivo pessoal)

Jamilla Aparecida, moradora do bairro há 20 anos, que trabalha como babá, enalteceu a figura da líder comunitária para a comunidade. Segundo Jamilla, tudo que acontece de importante no espaço, foi resultado de um trabalho da liderança. Nesse momento de isolamento social, ela reforça a luta de todos no combate à pandemia. “Foi criado um grupo da vizinhança pela líder comunitária para nos passar informações sobre o novo coronavírus. Também contamos com o apoio dos agentes de saúde na prestação de esclarecimentos e atendimentos.  A força em conjunto já nos rendeu ajuda, tive acesso a uma cesta básica”, relatou.

Saiba Mais: Prefeito Roberto Cláudio se reúne com lideranças comunitárias

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), preocupado com a disseminação da doença nas zonas mais vulneráveis, se reuniu por videoconferência com lideranças comunitárias debatendo a importância do isolamento social e o trabalho de conscientização nos bairros. Roberto Cláudio relatou a atuação em áreas específicas que estão exigindo maior engajamento da população. “Este é um momento crítico para essas áreas da cidade e é muito importante que líderes comunitários que têm força e influência, com capacidade de convencimento, com argumentos que têm credibilidade, para que mexam com a cabeça daqueles que ainda não entenderam a seriedade do que está acontecendo. É muito importante que ajam para ajudar a nossa gente”, destacou o prefeito.

Foto: Mateus Dantas