Covid-19: edital do Governo prevê a fabricação de 5 milhões de máscaras

28/04/2020 - Adriana Albuquerque

Josiane - Costureira que tá fabricando máscara de proteção em tecido

Com a recomendação do Ministério da Saúde para uso da máscara de tecido como medida de saúde pública, o poder público vem lançando incentivos para produção de máscaras. Em edital de chamamento público, o Governo do Estado anunciou a confecção de 5 milhões de máscaras de tecido de uso individual, que serão distribuidas nas oito macrorregiões do Ceará (Baturité, Cariri/Centro Sul, Grande Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe, Litoral Oeste, Sertão Central, Sertão dos Inhamuns e Sobral/Ibiapina).

>>>Uso de máscaras de proteção reduz risco de contágio para 1,5%, diz Cláudia Gomes

Para participar do projeto as empresas do setor têxtil devem enviar até o dia 4 de maio as propostas para a Secretaria de Saúde do Estado, através do e-mail: conjurcovid@saude.ce.gov.br.

A política de distribuição de máscaras tem como público alvo a população em situação de vulnerabilidade social e econômica, servidores públicos das áreas administrativas dos órgãos e entidades da administração pública estadual. A ação conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Sedet). A distribuição dos lotes do material para as macrorregiões será relacionado com o população divulgada no Censo 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Incentivo econômico – O presidente da Adece, Eduardo Neves, reforça destaca a iniciativa como um incentivo as empresa do setor têxtil das oito macrorregiões do Estado e como a medida fortalece as ações de enfrentamento ao coronavírus.

“É importante que as indústrias de têxtil e de confecções dessas regiões participem do edital para que possam produzir as máscaras na região e ali mesmo elas serem distribuídas. Assim, além de gerar emprego e renda em todo o Estado do Ceará, ainda temos a vantagem da logística de entrega mais rápida à população. O que nos interessa é que as máscaras cheguem o quanto antes para proteger o povo do Covid”, ressalta o presidente da Adece, Eduardo Neves.

Projeto Todos com Máscara

Em projeto lançado no início de abril, a Prefeitura de Fortaleza, garantiu a confecção de 1,5 milhões de máscara por profissionais autônomos, microempreendedores e microempresas do setor têxtil. A iniciativa já garantiu máscaras de proteção para os 231 mil alunos da rede pública municipal.

>>>Covid-19: Projeto Todos com Máscaras irá produzir mais de 1,5 milhão de máscaras

Com informações do Governo do Estado

Foto: Érika Fonseca