Caixa Econômica começa a liberar saques em espécie do Auxílio Emergencial

28/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O auxílio emergencial foi estabelecido pelo Governo Federal para amenizar os impactos econômicos sofridos pela população mais vulnerável do País durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19

A Caixa Econômica Federal começa a liberar nesta semana saques escalonados do Auxílio Emergencial de R$ 600. Os pagamentos em espécie para nascidos em janeiro e fevereiro foram liberados segunda-feira, 27, enquanto que os nascidos em abril e maio receberam o dinheiro nesta terça-feira, 28. O processo de pagamento, segundo o banco, deve continuar nesta semana até a próxima quinta-feira, 30, contemplando os que aniversariam entre maio e agosto, e será concluído somente nas próximas segunda-feira, 4 de maio, e terça-feira, 5.

A estratégia de saques escalonados em espécie segue orientações sanitárias necessárias para evitar filas e, portanto, aglomerações de pessoas, nas agências bancárias e casas lotéricas.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) já processou 32 milhões de cadastros feitos em todo o Brasil entre 7 e 10 de abril para receber o auxílio emergencial. Outros 7 milhões de cadastros, feitos entre 11 e 17 de abril, tinham previsão de conclusão de análise pelo órgão até a última sexta-feira, 24.

Mesmo assim, são constantes os relatos de pessoas que há mais de 15 dias não conseguem acessar o benefício. É o caso, por exemplo, da Jucileide Neres, 56, moradora do Floresta, em Fortaleza. Ela é autônoma, costumava ganhar até R$ 600 mensais lavando e passando roupa, e deu entrada no auxílio pelo aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial no último dia 7 de abril.

Quinze dias depois, Jucileide foi informada de que seus dados foram considerados “inconclusivos” pelo Governo Federal. Ela refez o processo e, agora, aguarda novamente um retorno. “Só diz ‘em análise’. Pra um auxílio emergencial desse, é complicado, né? Ela não está recebendo (dinheiro) porque as pessoas estão em casa e estão fazendo os próprios serviços domésticos”, comenta a filha, Lyvia Rocha, que tem outra tia, por parte de pai, que também não consegue acessar o benefício pelo Cadastro Único. “Tentamos ligar para o 111 (contato da Caixa), mas não dá certo. A ligação demora mil anos e não atendem”, completou.

O Governo Federal informou, em nota à imprensa, que uma atualização do aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial já está disponível para “facilitar novos cadastramentos e, principalmente, a revisão dos cadastros já feitos, que, por diversas razões, não tiveram a sua elegibilidade confirmada”. A União recomenda, portanto, que quem não foi confirmado como elegível para receber o benefício refaça o cadastro e aguarde novamente a análise.

A Caixa também informou que, embora inscritos no Cadastro Único até o dia 20 de março deste ano tenham direito a receber o auxílio emergencial automaticamente, esse processo também passa pela seleção e análise do Ministério da Cidadania.

Superlotação em agências e lotéricas

A Caixa informou nesta terça-feira, 28, que apenas uma pessoa em cada cinco que buscaram presencialmente o banco ontem, 27, tinha direito ao saque do auxílio na referida data. O banco solicita, dessa forma, que compareça às agências e lotéricas somente quem já tiver recebido a confirmação do Governo Federal sobre o direito ao auxílio, quem for do grupo autorizado a fazer o saque naquele dia e quem não conseguir resolver problemas bancários por meio do atendimento digital no site ou no aplicativo da Caixa.

Confira o cronograma e fique atento:

• 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Perguntas frequentes

A Caixa disponibiliza uma lista de perguntas frequentes sobre o Auxílio Emergencial. Você pode acessar, na íntegra, em: http://www.caixa.gov.br/auxilio/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx. Para outras dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do banco no número 111.

Veja como sacar o Auxílio Emergencial usando o CAIXA Tem no auto-atendimento

Acesse a lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, para saber se você tem direito ao Auxílio Emergencial.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Mateus Dantas