Alimentação saudável pode ajudar no combate à Covid-19

28/04/2020 - Ana Clara Cabral

O atual cenário demanda não só cuidados com a higiene, mas uma atenção especial à saúde.

Movimentação CEASA

Além da manutenção diária da saúde, uma alimentação adequada pode ter relevância na recuperação do organismo infectado. Fortalecer o sistema imunológico deve ser a preocupação de todos em um momento como este, de acordo com Elber Vianna, nutricionista atuante na rede pública e privada de saúde do estado do Rio de Janeiro.

“Ainda não temos o total entendimento sobre o comportamento do vírus. Há jovens aparentemente saudáveis morrendo e há pessoas que nem sintomas apresentam. Por isso, todo conhecimento sobre saúde e sistema imune deve ser considerado até que surja o tratamento eficiente comprovado”, disse.

Uma boa alimentação aliada a exercícios físicos moderados, bom sono e pouco estresse emocional são os elementos citados por Elber Vianna como fundamentais para um sistema imunológico de máxima eficiência.

Que alimentos devo priorizar?

Mercado São Sebastião
Foto: Érika Fonseca

De acordo com Vianna, comida com nutrientes cujo papel é fundamental para o fortalecimento da imunidade, como a vitamina C, D e A, além do zinco.

Vitamita A: é importante protetora contra infecções das vias aéreas e recuperação da mucosa dessa região.
Onde encontrar: Folhas verde-escuras, legumes e frutas de coloração laranja.

Vitamina C: é um estimulante do sistema imunológico e dura 6 horas no sangue, por isso a recomendação é para o consumo de até 4 porções de frutas ao longo do dia.
Onde encontrar: laranja, limão, mamão, brócolis, manga, tomate e outros.

Vitamina D: está sendo verificada a relação da deficiência desta vitamina em diversas pessoas contaminadas pela Covid-19. “Cerca de 80% da população que mora em cidade grande possui essa deficiência”.
Onde encontrar: banho de sol moderado ou suplementação adequada.

Zinco: essencial para a multiplicação das células de defesa do organismo, os glóbulos brancos.
Onde encontrar: Chocolate amargo, sementes de linhaça, camarão, gema de ovo, leite integral, amendoim, castanha de caju e outros.

>>>Especialista destaca importância da higienização de superfícies, produtos e alimentos para evitar contágio da Covid-19

Cuidados com o alimento

Para que o vírus não chegue na casa das pessoas, é recomendada a higienização de todos os produtos. “Tudo que for muito manipulado por outras pessoas deve ser descontaminado. Uma solução simples e eficiente é a de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, deixando de molho por 15 minutos os alimentos crus e borrifando as embalagens”, alertou.

Foto: Érika Fonseca