ENEM 2020: estudantes que não receberam isenção podem reenviar solicitação

27/04/2020 - Rochelle Nogueira

O INEP divulgou na sexta-feira (24), o resultado dos pedidos de isenção para o processo seletivo Enem 2020. Os estudantes que foram indeferidos podem enviar documentação complementar para nova análise de dados.

Estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o resultado já pode ser consultado na página do INEP, na Página do Participante, ou via aplicativo. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram feitas as análises dos pedidos e deferidas as solicitações que comprovaram documentalmente os perfis de isenção definidos pelos editais do Enem.

Para quem teve seu pedido indeferido, não conseguiu comprovar ter perfil de isenção estipulado pelo órgão, pode enviar a documentação complementar para nova análise a partir desta segunda-feira (27).

O sistema do INEP também segue aberto para as pessoas solicitarem novos pedidos de isenção. As justificativas de ausência no Enem 2019 também foram deferidas e futuros inscritos nesta situação já têm garantia a gratuidade de inscrição para o Enem 2020.

Quem pode solicitar a gratuidade da taxa de inscrição 👇

– estudante que esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;

– que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei n. 12.799, de 10 de abril de 2013;

– declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Importante ressaltar que os estudantes interessados em participar do processo seletivo Enem 2020, deverão acessar a Página do Participante no período de 11 a 22 de maio e realizar sua inscrição para ter sua participação confirmada.
A isenção não garante inscrição automática.

Foto de arquivo pessoal.

“O Enem hoje é a porta de entrada para a realização de um sonho coletivo (refiro-me a estudantes e seus pais) em ingressar em uma universidade, e ter a isenção da taxa do processo seletivo, principalmente, para estudantes que moram em locais com IDH baixo, bem como de estudantes do interior, é um passo a mais para chegar no tão almejado curso que sempre sonharam em construir uma carreira”, disse Wescley Gomes, 32 anos.

Foto: