Covid-19: Prefeitura não recomenda funcionamento de associação de catadores que não tiver como adotar medidas de segurança

27/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Medida é para reduzir o aumento do contágio por coronavírus em Fortaleza

Ecopontos seguem funcionando durante a quarentena em Fortaleza

Neste período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza informa que não recomenda o funcionamento de associações de catadores que não puderem adotar todas as medidas sanitárias necessárias para assegurar a saúde de funcionários e clientes. O Município comunica, também, que o serviço de coleta pública domiciliar está funcionando normalmente, bem como os 70 ecopontos existentes na Cidade para o descarte correto de recicláveis, entulhos de obras e outros materiais volumosos.

Sobre a coleta domiciliar, o executivo municipal mantém a orientação de que a população coloque seu lixo ensacado na calçada, em frente à residência, somente nos dias e horários da coleta regular, que deve passar até três vezes por semana. Já sobre os trabalhadores que atuam nessa coleta, a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) afirmou que são oferecidos a eles Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), máscaras, água, sabão e álcool em gel. “Além disso, não estão sendo mais realizadas reuniões internas entre esses profissionais para evitar aglomerações”, completou, em nota, o órgão.

Como forma de atender minimamente às necessidades mais urgentes dos 605 catadores cadastrados no programa municipal E-Carroceiro, a Prefeitura incluiu os profissionais na lista de beneficiários do programa Comida em Casa, anunciado durante a quarentena, que oferece cestas básicas à população em situação de vulnerabilidade piorada pela pandemia.

Ainda, a Prefeitura assegurou o fornecimento de cesta básica para 265 catadores de materiais recicláveis de 12 associações da Capital. As associações contempladas até então neste cadastro são: Socrelp, Aran, Rosa Virgínia, Ascajan, Brisamar, Raio de Sol, Acores, Viva a Vida, Maravilha, Mulher Luta e Cena, Reciclando e Rosalina.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Mateus Dantas