Covid-19: Ceará recebe carga de EPI’s e testes rápidos para os próximos três meses

27/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os 300 mil teste rápidos serão distribuídos no Estado de acordo com o a densidade populacional e o número de casos de cada município.

Um avião da empresa Ethiopian Airlines, fretado pelo Governo do Ceará, pousou em Fortaleza neste último domingo, 26, com uma carga de quase 90 toneladas de insumos comprados diretamente da China para serem utilizados na rede estadual de saúde. O material, adquirido com recursos do Estado, trouxe equipamentos de proteção individual (EPIs) e 300 mil testes para detecção da Covid-19.

Durante coletiva, o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, ressaltou que todo o material adquirido, em especial os testes rápidos, são de fundamental importância para garantir a segurança dos profissionais de saúde e minimizar os efeitos dessa pandemia na sociedade. “Vamos centralizar primeiro nos hospitais, profissionais de segurança e casos suspeitos. Vamos disponibilizar nas Upas para aqueles que tenham mais de cinco dias de sintomas”, disse o titular da pasta da saúde.

Segundo Dr. Cabeto, das 90 toneladas de equipamentos de proteção individual e kits de testagem, Fortaleza deve ficar com 60% do material, tendo em vista que é o município tem maior número de casos. Os outros 40% serão destinados para o interior do estado. Os 300 mil testes de detecção da doença serão distribuídos depois de uma avaliação onde será considerado a dinâmica do aumento no número de casos para cada município. O planejamento do estado é que carga vinda da China sirva para suprir a demanda de insumos por três meses.

O secretário ainda anunciou que está sendo fechado a compra de mais 120 mil testes de RT-PCR, para o diagnóstico do coronavírus, e informou que a estratégia da secretaria é que esses testes sejam disponibilizados por sistema drive-trhu, onde o cidadão poderá agendar o teste por meio de um aplicativo que está sendo desenvolvido pela SESA.

Outro ponto destacado na coletiva, é a busca do Governo do Estado de intensivar o diagnóstico precoce da doença através de teste rápidos com a população. “Também vamos fazer uma busca ativa. Nós já estamos usando nosso sistema de inteligência para ver aquelas pessoas muito idosas, que vivem em comunidades de idosos para que tenhamos diagnóstico precoce”, disse.

Aquisição de Respiradores

Dr. Cabeto ainda anunciou que o governo do Estado do Ceará antecipou e realizou a compra de mais 200 respiradores para auxiliar no tratamento de pacientes com a Covid-19. “Se olharmos um custo médio de um respirador é em torno de US$ 43 mil e compramos por US$ 23 mil. Se tudo der certo, dia 4 ou 5 de maio os respiradores chegam ao estado”, concluiu.

Informações: SESA

Foto: Agência Brasil